v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

5 vantagens de investir em energia solar fotovoltaica

5 vantagens de investir em energia solar fotovoltaica

Adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica é uma decisão vantajosa em vários sentidos. Economia, sustentabilidade, resistência e durabilidade, instalação simples e manutenção fácil são apenas alguns dos benefícios. Ao longo deste texto, detalharemos cinco desses pontos positivos para que você entenda o que a tecnologia pode oferecer. Continue a leitura e descubra!

1. Economia

Ao investir no sistema fotovoltaico, você economiza muito na conta de energia. A redução chega a 95% do valor pago mensalmente. Isso acontece porque a tecnologia faz com que a luz solar seja usada para gerar a energia elétrica consumida pela residência ou empresa que decidiu apostar no recurso, substituindo a maior parte do que seria disponibilizado pela concessionária.

Caso o sistema produza mais do que o consumido, ele injetará essa energia na rede. Então, o proprietário receberá créditos energéticos válidos por 60 meses. Muito vantajoso, certo? Fora essa economia direta, ainda há incentivos, como o IPTU Verde. A iniciativa concede desconto de 10% no imposto aos que praticarem atitudes sustentáveis, como o uso de fontes de energia limpa (solar).

Basta fazer as contas para se certificar do quanto será poupado. O retorno é maior, por exemplo, que o investimento em qualquer aplicação de renda fixa e ainda há a valorização do imóvel. Porém vale ressaltar que o benefício acontece em longo prazo. Portanto, um bom planejamento dará suporte à sua decisão de instalar o sistema e começar a economizar.

2. Sustentabilidade

Por ser uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, o uso da radiação solar não agride o meio ambiente. Com ela, o dióxido de enxofre (SO2), os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de carbono (CO2) deixam de ser emitidos ao planeta — diferentemente dos combustíveis fósseis de outras fontes. Além de prejudiciais à saúde, eles contribuem para o aquecimento global. O recurso também exige áreas menos extensas que hidrelétricas.

3. Resistência e durabilidade

Em média, um sistema fotovoltaico oferece a garantia de 25 anos. Dessa forma, após a compra, não haverá preocupações com novos gastos por um longo período. Devido ao rigoroso controle de qualidade, incluindo a simulação de impacto, a durabilidade é garantida. Prejuízos causados pelo granizo e outras intempéries não farão parte de sua realidade.

4. Instalação fácil e sem burocracia

Você sabe quanto tempo um sistema de energia fotovoltaica leva para ser instalado? O processo pode levar cinco dias, mas na maioria dos casos acontece em dois. Nesse período, o imóvel não sofre grandes intervenções, nem é preciso que a energia elétrica em uso seja desligada por muito tempo. Isso acontece em apenas em dois momentos no estágio final do processo.

Além de simples, a instalação acontece sem burocracia. A empresa fornecedora do serviço cuidará dos trâmites com a concessionária, cabendo a você só aproveitar a economia já percebida no primeiro mês após o investimento.

5. Manutenção simples

A manutenção do sistema de energia fotovoltaica é bastante simplificada. Ela consiste, basicamente, na limpeza regular dos módulos e não lida com motores ou partes móveis. E ainda há um facilitador: a chuva, na maior parte das vezes, limpa o material. No entanto, é necessário avaliá-lo a fim de evitar a redução de sua eficiência.

Apresentamos neste texto apenas cinco vantagens de investir em energia solar fotovoltaica. Além delas, existem muitas outras que você pode descobrir navegando por nosso blog ou diretamente em sua casa. Ainda está com dúvida? Simule sua economia aqui de forma personalizada e faça sua escolha.

Dúvidas