v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

7 Razões para investir em energia solar fotovoltaica

Blog-Anet-66

Investir em energia solar residencial vale a pena, gerando uma economia de até 95% na conta de luz. Além disso, possibilita a redução da conta de energia de outro estabelecimento de mesma titularidade por meio dos créditos energéticos.

O uso da energia solar fotovoltaica residencial, comercial, industrial e para agronegócios tem crescido muito nos últimos anos no Brasil. Só no estado de MG já são mais de 14 mil unidades aproveitando a geração de energia de mini e micro geradores. Quanto ao Brasil, já foi atingida a marca de 303 MW de potencial energético instalado.

Os motivos para a geração crescer de maneira exponencial é a prometida economia de até 95% na conta de luz. Ou seja, com a energia solar é possível reduzir a conta de luz para no mínimo, R$55,00 em média.

No entanto, a tecnologia ainda não é totalmente conhecida por boa parte dos consumidores brasileiros. Por isso, muitas pessoas se perguntam: a energia solar residencial vale a pena mesmo?

Por esse motivo desenvolvemos esse texto que explicará 7 razões para investir em um sistema fotovoltaico. Depois dessas dicas, você conhecerá melhor a viabilidade e vantagens da energia solar.

Geração de Energia Solar Fotovoltaica Residencial

A luz do sol que chega até a terra todos os dias e é carregada de muita energia. Sendo assim, o que os sistema fotovoltaico faz é converte-la em energia elétrica, pois essa sim é fundamental no nosso dia-a-dia. Para isso, são necessários equipamentos, os chamados sistemas solares fotovoltaicos.

Os sistemas utilizam placas fotovoltaicas que captam a luz do sol, por meio de um efeito físico-químico, e a converte em energia elétrica. Depois disso, a energia segue para o inversor, que faz a função de converter a energia de corrente contínua para corrente alternada. Esta é usada por padrão mundial em todos os equipamentos elétricos das nossas casas. Então, do sol a energia vai para toda a sua casa.

Essa energia convertida é levada até o quadro de energia da residência para ser distribuída e consumida normalmente.

#1- Rápido Retorno do Investimento (ROI)

Instalar um sistema de energia solar residencial, ao contrário de uma TV nova ou até mesmo um carro, é um investimento. Isso porque, desde que ele é ligado, você passa a gerar energia e obter um retorno do dinheiro investido, economizando na conta de luz.

Diversos fatores são estudados para calcular o retorno do investimento (payback). Dentre esses, estão a tarifa da distribuidora, a inflação energética e o tamanho do sistema.

Entretanto, o payback de um sistema solar residencial, hoje, é de aproximadamente 3 a 5 anos. Isso é algo extremamente atraente quando consideramos a vida útil do sistema, de aproximadamente 25 anos. Então, se liga! Faça a simulação do nosso site e veja o quanto pode economizar.

#2- Longa Vida Útil da Tecnologia.

Apesar de serem instaladas nos telhados e ficarem expostas às intemperes do ambiente, as placas fotovoltaica são desenvolvidas para serem resistentes aos ventos fortes, chuvas de granizo e descargas elétricas.

Além disso, a maioria dos fabricantes garantem até 25 anos de eficiência, de no mínimo 80% em relação a original. Ou seja, no 25º ano de vida, irá gerar pelo menos 80% da quantidade de energia que gerava no começo. Em nosso portfólio de placas já temos fabricantes com garantias de até 30 anos.

O inversor, outro grande equipamento dos sistemas, possui vida útil mínima 15 anos, podendo ser maior caso sistema receba devidas manutenções.

#3- Pouca Manutenção

Comparando o sistema FV à aquisição de um carro, que exige uma manutenção periódica a cada 3 meses, os sistemas fotovoltaicos por sua vez, que trabalham 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção muito baixa.

A principal delas, que pode ser feita pelo próprio consumidor, é a limpeza dos módulos, mas isso só no caso deles estarem muito sujos, o que não é frequente, visto que eles possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo da sujeira.

No caso da poeira, a própria chuva se encarrega dessa limpeza.

A limpeza é simples, necessitando apenas de água e uma vassoura com cerdas macias.

Limpeza de painel investir

Limpeza de painel solar.

Fora essa manutenção de limpeza dos módulos, a manutenção elétrica do sistema é também necessária, com uma frequência bem menor, apenas uma vez ao ano, ao solicitar nossa equipe para manutenção, todo o sistema elétrico, atualização de inversor e limpeza das placas é realizado na mesma visita.

#4- Resistência às intempéries

Alem da pouca manutenção, o consumidor que instala um sistema fotovoltaico pode ficar tranquilo quanto a frequentes reparos.

Os sistemas, por necessitarem ficar expostos sobre o céu aberto (placas) e serem elétricos, tem seus equipamentos fabricados com todas as resistentes proteções contra surtos.

As placas, por estarem mais vulneráveis, possuem resistência que aguentam impactos de grandes bolas de granizo.

#5- Rápida Instalação

Agora que você já está mais seguro com todas as vantagens, tem certeza que quer investir nessa geração de energia e deve estar imaginando que a instalação é algo muito demorado.

A instalação do sistema solar fotovoltaico é algo muito rápido, sendo o prazo médio de 1-4 dias.

#6- Geração Silenciosa

Se você está preocupado com ruídos ou barulhos emitidos pelo sistema de geração fotovoltaico, pode ficar tranquilo, a geração é totalmente silenciosa.

Como falado anteriormente, o efeito físico-químico que ocorre no sistema não emite nenhum ruído.

Não existindo peças mecânicas no sistema, evitando ruídos ou desgastes de peças.

Portanto, fique tranquilo, você poderá tirar um excelente cochilo, ligar seu ar condicionado, com a certeza de não haver surpresas no final do mês.

#7- Imunidade Contra a Inflação Energética

Por último, o melhor. Instalar um sistema fotovoltaico, te deixa imune de aumentos energéticos.

Os aumentos médios são de 11% ao ano, muito além da inflação.

Sem contar as bandeiras tarifárias, que influenciam muito na conta de luz, pra você pouco importará.

Esse é o poder libertador que a energia solar entrega a você.

Simule online sua economia com Energia Solar

Simule sua Economia

Ou conheça mais no Blog da Anet Volt

Leia mais…

Edifícios sustentáveis e arquitetura inteligente.

Como funciona a energia solar fotovoltaica.

Energia Solar: governo financiará 3,2 bilhões residencial.