10 motivos para investir em energia solar

Que tal unir investimento, sustentabilidade e economia numa mesma ação? Ficou interessado? Então você é mais uma das pessoas que precisa conhecer a energia fotovoltaica. Realidade crescente no mercado, a energia solar é uma tendência que vem solucionar dois vilões da atualidade: os altos preços da energia elétrica e a agressão à natureza.

Com fácil instalação e manutenção, custos autossustentáveis e tecnologia inovadora, a opção é cada vez mais procurada pelos brasileiros e merece destaque. Por isso, esse post trará tudo o que você precisa saber para pensar mais sobre o assunto.

“Além de reduzir a conta de luz, a energia produzida pela placa solar que não for consumida pode se transformar em crédito com operadora da sua região”.

A energia elétrica é um serviço caro

A energia elétrica é um serviço caro. Por exemplo, acumulou um aumento de 31,5% entre 2014 e 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). E a projeção para 2018 não é diferente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs, em junho, um ajuste médio de 22,73%. E a tendência de aumentos é crescente, pois os custos de produção e comercialização são cada vez mais elevados.

Isso sem contar na agressão a natureza. Com a necessidade de represar os rios, as hidroelétricas deixam vastas regiões alagadas. Com isso, provoca não só a retirada das populações humanas do local, como também alterações no ecossistema.

Mas tudo isso pode ser evitado com a utilização da energia solar. Quer saber como? A gente te explica.

Raios solares, energia fotovoltaica

A economia é uma das principais vantagens da energia solar fotovoltaica.

Além de ser fundamental para a vida na Terra, a luz do sol que, todos os dias, chega ao planeta pode ser convertida em energia elétrica. Com a ajuda de alguns equipamentos, os chamados sistemas fotovoltaicos, a luz solar passa por um processo físico-químico. Assim, ela é posteriormente convertida em corrente alternada, usada pelo padrão mundial em todos os equipamentos elétricos, tornando-se, então, energia elétrica para as mais diversas atividades.

Seu uso pode ser tanto em residências, quanto em proporções maiores, como no caso da indústria e do agronegócio, por exemplo. Outra opção que tem se tornado tendência é associar os projetos de energia fotovoltaica à arquitetura inteligente. A fim de criar edificações autossuficientes energeticamente, a arquitetura tem incluído a energia solar em seus projetos.

Quer mais motivos? Então veja abaixo as principais vantagens que os sistemas fotovoltaicos oferecem.

10 motivos para investir em energia fotovoltaica

Sua conta de energia vai diminuir

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico você passa a economizar muito na conta de luz. O sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária. Com isso, é possível reduzir até 95% da sua conta de energia.

economia

Não é uma compra, é um investimento

Clientes de energia solar tem o retorno do investimento com a aquisição dos painéis solares logo nos primeiros anos. Com o consumo menor da energia elétrica e a diminuição de sua conta, rapidamente você irá recuperar o dinheiro gasto com a instalação do sistema de geração de energia solar. Ao contrário da conta de luz que você só paga, o equipamento fotovoltaico permite uma economia a longo prazo e é autossustentável.

energia renovávelA sustentabilidade

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica você garante um suprimento de energia sustentável, colaborando com todo o planeta.

garantiaResistência e durabilidade

Os sistemas fotovoltaicos têm garantia de performance de 25 anos. Ou seja, as placas são preparadas para resistirem à chuvas, ventos, granizo e descargas elétricas. Portanto, estima-se que após 25 anos de uso do equipamento, ele ainda produza 80% da sua eficiência. Com as manutenções em dia, essa eficiência pode ser ainda maior.

Fácil instalação

A instalação do sistema solar fotovoltaico é muito rápida. Em média, o procedimento leva de 1 a 4 dias, no caso de residências. Projetos maiores tendem a ter um prazo um pouco mais longo, mas o ganho é inegável e rápido. Assim que instalado, você já começa a economizar.

manutenção solarBaixa manutenção

A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica é muito simples. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção do sistema se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos. Mantendo-a em dia, seu equipamento será eficiente por longos anos.

Fique livre das alterações na tarifa de energia

O equipamento será seu, então não haverá surpresas no final do mês quando a tarifa de energia aumentar. Isso porque sua própria casa irá produzir boa parte da energia que precisa cotidianamente.

Você poderá ganhar crédito de energia

Em alguns casos, quando a energia produzida pelas placas solares não é totalmente consumida, elas serão distribuídas pela operadora de energia de sua região. Se isso acontecer, você pode ganhar créditos com a mesma. Ou seja, não há perda caso você produza mais do que consumir, pois esse excedente fica como crédito energético por um período de 60 meses.

investimentoValorização do imóvel

O investimento é válido mesmo se você não pretende ficar por muitos anos no local. Isso porque a energia solar fotovoltaica é um diferencial que valoriza o imóvel. Pesquisa americana revela que essa valorização pode ser de 6%, em alguns casos. Portanto, é mais fácil vender um imóvel com energia solar.

Retorno do investimentoBoa opção para indústrias, agronegócios e condomínios

Ser autossustentável, nesse sentido, é sinal de lucro e economia. Produzir a própria energia pode impactar positivamente na imagem do seu negócio e também na diminuição dos gastos e aumento da competitividade. Em condomínios, pode valorizar os imóveis, reduzir o preço do condomínio e significar qualidade de vida.

Então, tem mais alguma dúvida? Converse com os consultores da ANET VOLT pelo telefone (32)3212-4351 ou pelo site: www.anetjf.com.br.

Dúvidas

Leia também…

Conheça as vantagens e desvantagens da Energia Solar.

Como instalar placa solar com eficiência. 

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento.

Energia solar: as 5 principais dúvidas.

Trocar de carro sem gastar dinheiro: como isso é possível.