Casamento ideal: 5 projetos de arquitetura com energia solar

Você sabia que a união da arquitetura com a energia solar existe desde os tempos antigos? Mesmo sem os sistemas tecnológicos atuais, as construções eram erguidas com paredes de adobes (tijolos compostos por terra crua, água e palha) e pedras para reter o calor do sol durante o dia. Como resultado, à noite, havia liberação do aquecimento. A sociedade avançou, e, em 1920, arquitetos europeus fizeram as primeiras experiências com métodos solares.

Com esse casamento perfeito marcando a vida de tantas gerações, agora não seria diferente. Pensar maneiras sustentáveis de construir nunca foi tão valioso, e os projetos arquitetônicos estão buscando, cada vez mais, contar com fontes renováveis de energia. Assim, unem praticidade, beleza, eficiência e ainda cuidam do meio ambiente.

Curioso para conhecer os exemplos? Vamos lá!

  • Powerhouse Brattorkaia, Noruega

O edifício Powerhouse Brattorkaia em Trondheim, na Noruega, ficou conhecido por estabelecer novos padrões de arquitetura solar, produzindo mais energia do que consome. Pela alta potência, o prédio consegue distribuir energia às construções vizinhas e até a carros e barcos. Isso é possível porque toda a sua parte superior é revestida por, aproximadamente, 3.000m² de painéis fotovoltaicos, e sua localização garante exposição completa ao sol. Para criar soluções inteligentes, seu desenho fez toda a diferença.

  • Aeroporto Internacional de Bugesera, Ruanda

A construção com energia solar do Aeroporto Internacional de Ruanda é totalmente pautada no crescimento sustentável, priorizando estratégias que considerem as mudanças climáticas e impactem menos o meio ambiente. As obras no local ainda estão acontecendo, e a previsão é que terminem ainda em 2020. A ideia é que o aeroporto estabeleça um novo recorde de eficiência energética totalmente renovável.

  • Pontos de ônibus em contêineres, Cuiabá, Brasil

E não são só projetos internacionais que unem, com perfeição, arquitetura e energia solar. Em muitas cidades brasileiras, o objetivo é que esse casamento esteja cada mais presente em nossa rotina. E que tal em pontos de ônibus? Em Cuiabá, o programa Adote um Abrigo, desenvolvido em 2019, pretende que o município tenha 82 espaços criados a partir de contêineres, com energia solar e jardim suspenso para ajudar no isolamento térmico e deixar as ruas mais verdes.

  • Instituto J. Craig Venter, Rockville, Estados Unidos

O Instituto J. Craig Venter, de Rockville, é um dos tradicionais centros de pesquisa dos Estados Unidos, com foco em progresso genético, alternativas biológicas de energia e tecnologias conjuntas. A arquitetura de seu edifício aparece entre as mais sustentáveis do mundo e possui um enorme painel fotovoltaico em seu telhado. Além disso, conta com sistema de armazenamento térmico que ajuda a aquecer o prédio, fazendo pouco uso da energia externa.

  • Mineirão, Belo Horizonte, Brasil

De volta ao Brasil, a estrutura arquitetônica do Mineirão é um exemplo do uso de práticas sustentáveis e da geração de energia limpa. Em sua cobertura, foi instalada uma verdadeira usina solar fotovoltaica, com capacidade de geração de 1.800MWh de energia por ano. O volume corresponde ao consumo médio de 1.400 casas. Com isso, o estádio reafirma como a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território do país.

A união de energia solar e arquitetura é para minha casa ou empresa?

A lista contém projetos que parecem distantes demais? Não se preocupe, a ideia é que cada um dos grandes espaços sirva de inspiração para casar energia solar e arquitetura com a nossa realidade. É totalmente possível fazer de sua casa, área comercial ou empresa um local belo, prático e sustentável. A instalação do sistema fotovoltaico vai, também, valorizar o seu imóvel e atender às suas necessidades. Tudo com direito à economia!

Quer descobrir como isso funciona na prática? Conheça a Anet Volt. Aqui, você encontra profissionais especializados para criar o seu projeto ideal e prestar todo o suporte necessário.

Simule sua Economia