Energia solar comercial – economia e responsabilidade social

Que tal aumentar a competitividade do seu negócio, reduzir gastos, melhorar a imagem da sua marca e ainda ser sustentável! Pois essa é a realidade das empresas que investem em energia solar comercial. Com múltiplas vantagens, essas empresas geram sua própria energia, economizam o valor gasto com a conta de luz e aderem a uma tendência mundial: a responsabilidade socioambiental.

Quer saber como a energia solar comercial pode transformar o seu negócio? Quais os benefícios? Como funciona? Então acompanhe esse post, pois a Anet Volt te apresentará uma fórmula com sucesso garantido.

Empresas com responsabilidade socioambiental têm mais sucesso

responsabilidade social
Empresas socioambientalmente responsáveis tem bom desempenho no mercado.

Pesquisa do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental revela que 91% das empresas incluem a responsabilidade social em sua estratégia de negócio. Ou seja, essa é a realidade do mercado: é cada vez mais necessário que as empresas tenham um vínculo maior e amigável com a sociedade e com o meio ambiente. Porém, é bom frisar que a responsabilidade social não é apenas um nome para ficar estampado entre os valores da corporação. O público cobra e vê as ações que são efetivamente desenvolvidas.

De maneira resumida, responsabilidade socioambiental é uma ação estratégica e gerencial de empresas preocupadas com os impactos que a produção e os processos têm sobre a comunidade, a sociedade e o meio ambiente. Com isso, seu campo de atuação está voltado para a forma como a empresa se relaciona com o público, funcionários, stakeholders e matérias primas.

E se você pensa que a responsabilidade é um custo a mais no orçamento empresarial, saiba que está enganado. Surpreendentemente, alguns planos de ações fazem exatamente o contrário, diminuem custos e aumentam a competitividade da empresa. Além, claro, de ganharem uma imagem positiva. Esse é o caso, por exemplo, do uso da energia solar fotovoltaica.

Benefícios de ser socioambiental

Empresas que abraçam a responsabilidade social têm, geralmente, uma imagem madura perante o público, engajada e preocupada com o nosso planeta. Entre os benefícios, estão a melhoria de reputação da marca, reconhecimento, motivação e engajamento no ambiente de trabalho, aumento na competitividade empresarial, maior capacidade de atrair talentos, redução nos custos de produção, dentre outros.

Entre as ações das empresas socialmente responsáveis está:

– Consumo consciente.

– Combate ao desperdício.

– Destinação correta dos resíduos.

– Projetos comunitários.

– Auto eficiência energética.

– Sustentabilidade.

Ficou interessado? Então saiba que existe uma forma interessante, econômica e fácil de você implantar ou incrementar as estratégias socioambientais da sua empresa. Trata-se da energia solar fotovoltaica, sistema de geração de energia limpa e renovável, que gera economia, retorno do investimento e competitividade empresarial. E tem mais: a gente te apresenta todos as vantagens logo a seguir.

Como funciona a energia solar comercial?

Ilustração de um sistema solar fotovoltaico.

Agora que você já viu que a energia fotovoltaica comercial é uma tendência que pode atrair bons negócios para a sua empresa, vamos te explicar resumidamente o passo a passo do que é e como funciona os sistemas de energia solar fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica é a geração de energia elétrica produzida a partir da luz do sol. Resumidamente, as placas solares, com células fotovoltaicas, ao serem atingidas pela luz solar, ativam elétrons semicondutores que se movimentam, gerando eletricidade. Essa eletricidade poderá ser utilizada na maioria dos equipamentos elétricos, no uso residencial, comercial, rural ou industrial.

O sistema funciona mesmo em dias nublados ou chuvosos. Mas o importante é que haja luminosidade. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade gerada.

Conheça o passo a passo de funcionamento do sistema fotovoltaico:

  1. Primeiro, a luz solar atinge os painéis solares no telhado. Com isso, gera energia em corrente contínua (CC), que flui para o inversor.
  2. O inversor converte a eletricidade de CC para corrente alternada (CA).
  3. Caso exista consumo no momento, ele irá enviá-la ao quadro de distribuição. Caso contrário, será enviado para o relógio bidirecional.
  4. A energia gerada pelas placas e convertida pelo inversor para CA será usada na casa quando necessário.
  5. A energia produzida e não consumida no momento, passa pelo relógio bidirecional e se torna crédito com a concessionária. Esse crédito tem validade de 60 meses e será utilizado nos períodos noturnos ou de maior consumo, garantindo que o consumidor não se assuste com aumentos descontrolados na conta de luz.

Basicamente, são dois os tipos de sistema solar fotovoltaico: On-grids e Off-grids.

– Sistema fotovoltaico On-grid.

Sistema ligado diretamente à rede elétrica da concessionária, sem a necessidade de bateria. Faz uma troca de energia com a rede, gerando créditos para o consumidor quando produzida mais energia que a consumida.

– Sistema fotovoltaico Off-grid.

Sistema com bateria. Não necessita de ligação com a concessionária de energia, mas geralmente demanda um investimento inicial maior.

Onde posso instalar os equipamentos de energia fotovoltaica comercial?

As placas fotovoltaicas são geralmente instaladas nos telhados. Mas há também a possibilidade de instalação dos painéis em áreas abertas, garagens, dentre outros. Conforme indicado, o importante é haver boa incidência de luz solar no ambiente, para efetivar a geração de energia. Além disso, cada tipo de instalação tem uma estrutura de fixação adequada. Portanto, é importante verificar qual o custo-benefício de cada opção.

A energia gerada pelas placas passará pelo inversor solar e stringbox. O mais comum é que esses equipamentos estejam próximos do quadro de distribuição. Mas isso é somente para comodidade, pois eles podem ser instalados também nos cômodos menos utilizados ou aparentes dos estabelecimentos, de modo a não atrapalhar a arquitetura do local.

Já o relógio bidirecional não tem mistério. Será trocado pela concessionária de energia e ficará no lugar do atual, que será substituído.

O que seu negócio pode ganhar com energia solar fotovoltaica?

Economia.

economiaCom energia fotovoltaica é possível reduzir até 98% da conta de luz e pagar o mínimo da concessionária. E isso pelos próximos 25 anos. Com isso, a pergunta que fica é: já imaginou o quanto pode poupar durante todo esse período?

Para a empresa, essa economia significa mais competitividade. Por exemplo, diminuindo os gastos da empresa gerando a sua própria energia, é possível diminuir o custo dos produtos, aumentar a lucratividade ou gerar mais capital de giro. Ampliar o seu negócio com responsabilidade social: isso transforma o mundo.

Retorno garantido do investimento

retorno investimentoTer o retorno do investimento é muito importante para a saúde financeira de todo negócio. E nesse sentido, a economia gerada pelo sistema fotovoltaico paga todo o investimento com a compra dos equipamentos, em um curto prazo. Ou seja, geralmente entre 2 e 4 anos você tem o retorno do valor investido inicialmente. Há casos, inclusive, de retorno anteriores a este período. Como o sistema tem uma vida útil média de 25 anos, a lucratividade a longo prazo é certa.

Sem susto na sua conta

Fique livre das variações tarifárias, aumentos periódicos e mudanças de bandeira. Sem susto quando a conta de luz chegar. Os sistemas bem planejados reduzem a sua conta para o mínimo. Tendo em vista que esses aumentos são constantes, a economia da sua empresa estará mais segura com energia solar.

Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade

energia renovávelEnergia limpa e renovável. Investindo em energia solar fotovoltaica você melhora a imagem da sua empresa, assim como o relacionamento com a sociedade e o meio ambiente. E com isso, mais possibilidade de bons negócios.

Auto eficiência energética

Gerar a sua própria energia é sinal de autonomia. Em alguns setores do mercado, isso é fundamental. Por exemplo, algumas empresas e instituições precisam de algum suporte para continuar tendo energia quando a rede da concessionária cai. Os sistemas Off-grid são uma boa solução para essa necessidade.

Manutenção e instalação simples

manutenção solarO tempo de instalação varia com o tamanho dos sistemas, mas em geral é bem rápida. O mais demorado costuma ser a liberação da concessionária, que tem prazos específicos. Mas as empresas do ramo geralmente assumem todas as etapas do processo.

A manutenção também é simples e envolve basicamente a limpeza anual das placas. Confira tudo sobre a manutenção dos sistemas fotovoltaicas no nosso Blog.

Dividir energia com outros imóveis

compartilharÉ possível instalar um único sistema e abater na conta de luz de outros imóveis. Por exemplo, se você tem uma empresa com várias sedes ou lojas, há a possibilidade de construir um único sistema fotovoltaico e gerar energia para todos os outros imóveis. E não há a necessidade de fazer uma ligação entre os estabelecimentos, porque os sistemas On-grid são ligados na rede elétrica de sua região. Com isso, os créditos acumulados podem ser distribuídos entre outros imóveis.

Garantia de uma vida

garantiaA tecnologia dos equipamentos tem evoluído. Com isso, a garantia é longa. A vida útil das placas é de cerca de 25 anos. Ou seja, passados mais de 20 anos utilizando o sistema, ele ainda estará operando com pelo menos 80% de sua eficiência original. Isso é o que anuncia os principais fornecedores. Conheça aqui tudo sobre os modelos, marcas e tipos de painéis solares.

Não é uma compra, é um investimento

investimentoInvestir em energia solar é mais vantajoso que muitas aplicações em renda fixa. Então, essa é mais uma das vantagens do sistema fotovoltaico, trazer rentabilidade para o seu negócio. Quer ter uma estimativa do quanto pode render? Veja mais no Blog da Anet Volt.

Facilidade no pagamento

No caso do investimento em energia solar fotovoltaica, são várias as formas de pagamento. Por exemplo, algumas empresas, como a Anet Volt, contam com financiamento próprio, facilitando o relacionamento com o cliente. Além disso, há possibilidade de financiamentos tendo como intermediário uma instituição bancária, por períodos mais longos.

Para empresas, há ainda algumas políticas favoráveis. Caso do Programa de Geração de Renda (Proger), programa do Governo Federal que tem oferta de linhas de crédito para pequenos negócios, cooperativas e associações de produção.

Ou seja, o empresário tem boas ofertas de pagamento. E quem tem dinheiro parado na poupança ou aplicação, tem na energia solar uma forma mais lucrativa. Isso porque a economia gerada por um sistema fotovoltaico rende mais que muitas aplicações do mercado financeiro. Confira mais sobre isso no post: “Energia solar vs renda fixa”.

Descubra qual o sistema fotovoltaico ideal para a sua empresa

As vantagens da energia solar fotovoltaica comercial, você já sabe. Portanto, agora é hora de entender qual o sistema ideal para a sua empresa. O tamanho dos sistemas variam com a necessidade de cada cliente. No caso do uso comercial, comprar um kit pronto não é uma boa opção. O melhor é planejar de maneira personalizada o sistema de energia solar, com base no consumo energético.

Mas, fique atento! Porque é muito importante investir em bons equipamentos e empresas capacitadas. Os riscos de instalações mal feitas e equipamentos não certificados podem significar geração mal sucedida, perda de dinheiro, riscos de incêndios, panes, dentre outros problemas.

Sendo assim, procure por uma empresa especializada. Bons profissionais o ajudaram a manter a excelente performance e eficiência do seu sistema. Além disso, procure informações sobre o funcionamento, dicas e marcas. O Blog da Anet Volt pode te ajudar nessa tarefa.

Quer dimensionar e orçar gratuitamente um sistema de energia solar fotovoltaica personalizado para o seu negócio? Fale com a Anet Volt – tel.:(32)3212-4351 / www.anetjf.com.br.

Veja um dos projetos de energia solar comercial da Anet Volt

Conheça mais…

Peça seu Orçamento

Energia solar residencial: como produzir a sua própria energia.

Energia solar versus aplicações.

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento.