Cinco filmes de Energia Solar que você precisa assistir

Filme é tudo de bom! E quando tem um assunto interessante, melhor ainda! Você sabia que tem muitos filmes e/ou documentários falando sobre Energia Fotovoltaica? Pois é possível se divertir, aprender e ver o quanto essa fonte renovável é relevante, curtindo uma pipoca no conforto do seu lar. Então, confira! Das telonas para a sua playlist, separamos os cinco filmes de Energia Solar que você precisa assistir.

A presença de filmes com esse tema tem vários motivos: as muitas vantagens da energia solar; o crescimento do número de sistemas fotovoltaicos no Brasil; as diversas formas de financiamento e facilidades na hora da compra; a preocupação com o meio ambiente e com a vida futura do planeta Terra; além de outras.

Preparado para dar o play? Então, confira abaixo a seleção de filmes sobre energia solar que fizemos para você.

Sol de Norte a Sul

Conteúdo disponibilizado por: https://bit.ly/2FUNzP2

Produzido pela Greenpeace, este webdocumentário é marcante. Mostra uma viagem de exploração e conhecimento, de norte a sul do país, contando como a Energia Solar é aproveitada e beneficia diversos brasileiros. A história é construída a partir do depoimento das pessoas, portanto é uma boa opção para quem quer se emocionar com o quanto a energia do sol é importante para muitas famílias.

O roteiro tem quatro seções. Elas mostram os benefícios sociais da utilização da energia fotovoltaica, a história dos brasileiros que investiram no seguimento, as dificuldades referentes à consolidação como opção e fonte de energia, além de um mapa interativo.

A qualidade da fotografia do filme surpreende. E quem gosta de enredos realistas e auto-depoimentos, esse filme é uma boa opção.

Power – O poder da energia

Disponibilizado por: https://youtu.be/M3Eo0PiqgHY

Documentário lançado em 2015, produzido pela History Channel, aborda a história de personagens de referência na busca de soluções energéticas. Com dados tanto históricos, quanto contemporâneos, o filme apresenta pessoas como Nikola Tesla, Alexander Graham Bell, Eugene Mallove e Rudolf Diesel.

O filme conta como eles usaram as suas criatividades no desenvolvimento de energias alternativas, capazes de alimentar o progresso da humanidade. Os obstáculos, sonhos e percursos são contados a partir de entrevistas, materiais de arquivo e recriações. Seja bem vindos ao universo de inovadores da energia solar!

Energia Renovável

Disponibilizado por: https://youtu.be/M3Eo0PiqgHY

Da série “Maravilhas Modernas”, este é um documentário produzido pela History Channel. Didático e explicativo, o enredo tem como foco o sistema de energia solar da Divisão Regional da Fedex, empresa americana que se assemelha com os Correios, no Brasil. Mostra o aeroporto internacional da cidade de Oakland, na Califória. No local, trabalham cerca de 1.700 pessoas e 80% da energia consumida vem da luz solar.

Quem assistir a este filme ainda ficará informado sobre a história da utilização da energia solar, os princípios que regem essa geração, o aquecimento de água e a produção de energia elétrica.

Energia Solar Fotovoltaica

Disponibilizado por: https://youtu.be/IAQD7NJjGvk

Este documentário brasileiro faz parte da série “Fontes Renováveis”, produzido pela TV USP Piracicaba. Trata-se do terceiro episódio da série e é todo dedicado à energia solar.

O conteúdo conta com entrevistas de especialistas, técnicos e professores. Portanto, é uma boa opção para quem tem interesse em comentários mais conceituais. Além disso, o filme mostra o Projeto Megawatt, da Eletrosul (Santa Catarina). Trata-se de uma das maiores gerações fotovoltaicas em imóveis públicos da América Latina.

Captando o sol

Disponibilizado por: https://youtu.be/SRNhcwCNCJw

Idealizado pela cineasta e ativista ambiental Shalini Kantaya, este filme acompanha os possíveis processos para construir uma economia de energia limpa e renovável, a partir do olhar de trabalhadores do setor. Analisa como americanos, na Califórnia, buscam realocação no mercado de energia solar. A direção do filme aponta para um futuro de energia limpa e renovável. Já imaginou o quanto o mundo pode ficar melhor com mais energia solar?!

Bem, essas foram as nossas dicas de hoje! Lembrou de algum outro filme? Então, compartilhe conosco.

Veja também…

Curiosidades sobre Energia Solar

Três tipos de geradores solares que você precisa conhecer

Trocar de carro sem gastar dinheiro: como isso é possível

Conheça 5 projetos de Energia Solar em Juiz de Fora