v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

O que os candidatos a presidente pensam sobre energias renováveis

Blog-Anet-64

Você sabe o que os candidatos a presidente pensam sobre as energias renováveis? Pois essa é a hora. As eleições 2018 se aproximam e é preciso ver nas propostas dos concorrente aquelas que mais interessam aos objetivos de cada eleitor. Por isso, este post pretende mostrar como os aspirantes à presidência se relacionam com o tema energia limpa, principalmente no quesito energia solar fotovoltaica.

A utilização de energia renovável é um tema mundialmente debatido e importante. Por exemplo, o mercado tem crescido em média 300% ao ano e é objetivo claro na política internacional de países europeus, asiáticos e norte-americanos. Isso porque a necessidade de fontes limpas e preservação do meio ambiente é imprescindível atualmente. Por isso, o assunto merece nossa atenção.

Visando entender como o tema aparece nas propostas de campanha de cada candidato em 2018, o grupo Gestor Solar publicou em seu Blog o resultado de uma compilação de dados. A proposta tem como objetivo identificar a frequência com que as energias renováveis aparecem nas ideias que cada político defende. Então, veja abaixo os dados.

As energias renováveis no debate político de 2018

A pesquisa acima citada analisou nos planos de governo dos candidatos, registrados no site do TSE, a incidência de algumas palavras-chave, tais como: energia(s) renovável(is), energia solar, geração distribuída, eficiência energética e carro elétrico.

Em síntese, dos 13 planos de governo analisados, cinco não apresentaram referência a nenhuma das palavras-chave, seis apresentaram até 5 menções e apenas dois tiveram mais de cinco citações.

Fundamental para a riqueza social, comercial, industrial e rural de um país, a energia é sinônimo de conforto, mobilidade, produtividade e garantia de boa qualidade de vida. Portanto, produzir energia em sintonia com o meio ambiente, aproveitando de maneira eficiente os recursos naturais, ajuda a evitar o efeito estufa, poluentes atmosféricos, geração de resíduos, uso de solo, derramamentos de petróleo, dentre outros danos ecológicos.

Mas vale frisar que os resultados apresentados são para estimular uma reflexão sobre os candidatos. Pretende sinalizar como tem sido tratado o tema da energia renovável. Não se trata, portanto, de campanha, nem de uma avaliação político-partidária. Mas da medição de um tema importante para o futuro do setor elétrico e sua relação com a geração de emprego e renda.

Conheça os 10 países que mais investem em energias renováveis

A preocupação com as tradicionais fontes de energia (carvão, petróleo e gás natural) e o com o meio ambiente é tema debatido em muitos países. E nesse sentido, a produção de energias renováveis é destaque. As novas tecnologias e o pensamento sustentável têm ajudado a fomentar o setor. Com isso, são vários os países interessados em produzir uma energia limpa e gerar economia.

O Pew Environment Group tem um ranking com os principais produtores de energia renovável do mundo. A China lidera o grupo com um investimento que ultrapassa a casa dos SS$45.5 bilhões. Além dos chineses, EUA e Alemanha também estão no topo dos investimentos. O primeiro país tem uma capacidade de produção de 93 GW. Já o segundo, 61GW.

Entre a lista, destaca-se a Espanha, que direcionou cerca de 90% do seu investimento para a energia solar. Caso parecido é o do Reino Unido, onde mais da metade dos recursos foram destinados à energia fotovoltaica. Essa fonte de energia renovável é a que mais cresce atualmente e a que mais gera economia e benefícios para os usuários.

O Brasil também está na lista. No rank, ocupa a 9ª posição. A energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa são os três setores que mais recebem investimentos. E, dentre esses, a energia solar é que mais cresce. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indicam que até 2017 havia mais de 20 mil sistemas instalados. E a previsão para 2018 é de fechar o ano na casa dos 50 mil sistemas fotovoltaicos.

Confira abaixo os 10 países que mais investem em energia limpa.

Lista dos países que investem em energia renovável.

Leia também…

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento.

Simule sua economia com energia solar fotovoltaica.

11 dicas para economizar energia. 

Governo financiará Energia Solar.

 

Dúvidas