v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Energia solar fotovoltaica: como funciona a instalação do sistema?

Instalação

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica é simples e rápida. Ela pode levar cinco dias, mas na maioria dos casos acontece em dois. Durante o processo, sua casa ou empresa não sofre grandes intervenções, nem é preciso que a energia elétrica seja desligada por muito tempo.

Cabe ressaltar que, em nenhuma hipótese, a instalação deve ser feita por você, de forma autônoma. Além de perigoso e oferecer risco de pane ou perda de eficiência, o procedimento exige autorização da distribuidora e laudo assinado por um engenheiro.

Ao contratar uma empresa especializada, como a Anet Volt, não será necessário se preocupar com burocracias. A empresa fornecedora do serviço cuidará dos trâmites com a concessionária, cabendo a você só aproveitar a economia.

Posição dos painéis

Na fase de instalação, os painéis devem ser posicionados voltados para o norte. Isso tem uma explicação lógica. No Brasil, essa posição é a mais indicada para captação dos fótons contidos na luz solar. Nos casos em que a construção não está voltada para esse sentido, é possível compensar a situação com mais placas ou estruturas que ajudam a mudar a direção das peças.

Outro ponto de atenção é: o cuidado com as áreas de sombra também não pode ser ignorado. Sem elas, a geração de energia ficará comprometida.

Ângulo de inclinação

Profissionais especializados poderão orientar o posicionamento do melhor ângulo na instalação do sistema durante o planejamento. Assim, o potencial solar é aproveitado ao máximo na estrutura. Não existe padronização, uma vez que cada telhado apresenta uma inclinação original.

Estrutura de fixação

Telhados e solos exigem diferentes estruturas de fixação. A empresa responsável pela instalação identificará os equipamentos adequados a cada situação. Inclusive, a vistoria prévia de um técnico poderá fazer toda a diferença no projeto. Isso é importante porque os tipos de trilho, parafuso e suporte devem ser os adequados para que não coloquem em risco a segurança do sistema.

Inversor solar

Após essa fase inicial de montagem, os painéis são conectados aos inversores. Basicamente, o equipamento cumpre a função de transformar a energia de corrente contínua em corrente alternada, ou seja, faz a energia gerada pelas placas ter condição de ser utilizada em equipamentos eletrônicos, chuveiros e lâmpadas.

Como está ligado no painel de distribuição, o inversor leva o que foi produzido tanto para a casa ou a empresa quanto para geração de créditos com a concessionária.

Liberação concessionária

Finalizada a instalação, é preciso que a concessionária da região libere a utilização do sistema. Nesse momento, será necessária também a troca do relógio por um bidirecional. Só com ele é possível obter créditos com a energia solar não utilizada.

Viu como a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica é simples, fácil, sem burocracia? Mas tudo deve ser feito com uma empresa renomada que ofereça toda segurança e tranquilidade necessárias, como a Anet Volt. Comece a economizar agora mesmo!

Peça seu Orçamento