v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Como instalar energia solar conheça os segredos

Blog-Anet-29

A energia solar é hoje a fonte de energia renovável que mais cresce no Brasil. E as suas vantagens são muitas, tais como economia, retorno do investimento, sustentabilidade e outras. Diante de tal cenário, a pergunta que fica é: como instalar energia solar de maneira otimizada e produzir a própria energia? Pois neste post nós vamos te dar algumas dicas.

“A energia solar fotovoltaica pode reduzir até 95% na sua conta de luz. Além disso, é uma fonte de energia renovável. Veja abaixo o passo a passo para instalação do seu sistema.”

Primeiramente, é importante entender um pouco sobre os painéis de energia solar. Veja os tipos, modelos e marcas mais conceituadas do mercado clicando aqui. O painel solar converte a energia do sol em energia elétrica. Eles são compostos pela associação de células fotovoltaicas, geralmente fabricadas de silício cristalino.

Esse modelo é conhecido como a primeira geração da tecnologia solar fotovoltaica e é, ainda hoje, a mais utilizada no mercado. Contam com bom desempenho e abundância de matéria prima, fator importante para a diminuição dos preços.

Mas o que parece simples, precisa de algumas orientações. Então, veja abaixo o passo a passo para a instalação do sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa.

Entendendo a sua conta de luz

Como instalar energia solar

Sua conta de energia pode diminuir para o mínimo com um sistema de energia solar fotovoltaica.

O primeiro passo é analisar a necessidade de consumo de cada cliente. Para isso, é importante ter acesso ao consumo anual especificado nas contas de luz. Ali é possível identificar a média de consumo mensal (quantidade de Kw) para fazer, então, o dimensionamento do sistema.

O dimensionamento é o planejamento que verifica a quantidade e a potência dos equipamentos de energia solar que atendem a necessidade de consumo de cada usuário. Ou seja, a quantidade de placas, a potência de cada placa, a potência do inversor solar e o string box. Além, claro, dos matérias como fios, estruturas de fixação e outros equipamentos para como instalar energia solar.

Para ter um bom desempenho, o ideal é que esse planejamento conte com a ajuda de um engenheiro elétrico.

Orçamento e projeto fotovoltaico de instalação do painel solar

Com o consumo em mãos, procure por uma empresa especializada capaz de orçar os equipamentos, o projeto, a instalação e a liberação junto à concessionária de energia da sua região. Assim, ela conseguirá elaborar o projeto fotovoltaico que servirá para dar entrada com todo o processo seguinte de instalação.

Veja como instalar um sistema fotovoltaico

Como instalar energia solar

Você não deve instalar os painéis fotovoltaicos sozinho. Pode ser perigoso e o sistema ficar mal instalado, com riscos de pane ou perdas. Além disso, para conectar o sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa, você precisará da autorização da distribuidora, com o laudo assinado por um engenheiro.

Nessa etapa prática de instalação, os procedimentos são:

Verificar a posição ideal dos painéis fotovoltaicos

A posição ideal para instalar os painéis fotovoltaicos é colocá-los voltados para o norte. Isso porque, no Brasil, é essa a melhor posição para a captação dos fótons. Além disso, é importante garantir ou planejar as zonas de sombra, para não interferir negativamente na geração de energia.

Mas se você não tem um telhado voltado para o norte, saiba que há soluções. É possível compensar a produção de energia com a instalação de mais placas ou com estruturas de fixação que ajudam a mudar a direção dos painéis.

Verificar o ângulo de inclinação

O ângulo no qual as placas solares serão instaladas também é fator importante do planejamento. E como cada telhado já possui uma angulação original, o importante é contar com a ajuda técnica, pois esta indicará o melhor posicionamento. Por que isso é importante? Porque irá refletir diretamente na geração de energia, evitando perdas do potencial solar de cada local e em como instalar energia solar no seu imóvel.

Instalar a estrutura de fixação da placa solar

Os primeiros procedimentos de instalação das placas solares envolvem a fixação da estrutura adequada para cada tipo de telhado ou de solo. Ou seja, é preciso verificar caso a caso qual é o melhor tipo de trilho, parafuso e suporte. Há diferenças entre essas estruturas e uma fixação errada colocará em risco a segurança do seu sistema.

Na maioria dos casos, a vistoria prévia de um técnico é o mais indicado. Conhecendo bem as especificidades de cada projeto, ele terá as melhores soluções de como instalar energia solar para cada tipo de telhado ou solo.

Instalar o inversor solar

Em seguida, as placas serão conectadas ao inversor. O inversor solar tem a função de converter a energia de corrente continua (produzida pelos painéis fotovoltaicos) em corrente alternada (utilizada na maioria dos equipamentos residenciais, comerciais e industriais).

O inversor solar será ligado no quadro de distribuição. Com isso, enviará a energia elétrica para a casa ou empresa, assim como para a geração de créditos de energia junto à concessionária.

Liberação da concessionária

Uma vez que o sistema de energia fotovoltaica estiver instalado, é necessário contar ainda com os procedimentos de liberação da concessionária de cada região. Em alguns casos será necessário também a troca do relógio por um bi-direcional, pois só assim será possível fazer a troca de energia elétrica e a geração de créditos.

Mas fique tranquilo! As empresas especializadas em energia solar fazem todo esse procedimento para o cliente. Esse é o caso, por exemplo, dos serviços da Anet Volt.

A forma mais segura de como instalar energia solar

Como instalar energia solar

Disseminando bons hábitos.

A instalação das placas solares parece fácil, mas é bom ficar atento aos detalhes, pois isso impacta diretamente na quantidade de energia que será produzida. Portanto, optar por uma empresa especializada é sempre a melhor solução. A experiência, conhecimento, habilidade e confiabilidade garantem que o investimento seja realizado de maneira segura e eficiente.

É importante ter em mente que muitos detalhes precisam de análise. Por exemplo, a fiação do imóvel onde será instalado, as tubulações, a realização de aterramentos, a correta associação das placas ao inversor, além de todas as informações que mostramos acima.

Investir com segurança não sai caro. Entenda, por exemplo, o quanto você pode ganhar com um sistema de energia solar clicando aqui. E veja o quanto pode economizar instalando a energia fotovoltaica no nosso simulador.

Peça seu Orçamento

Leia também…

10 motivos para investir em energia solar fotovoltaica.

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento.

Energia fotovoltaica: como funciona.