v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Mitos e verdades energia solar fotovoltaica

Mitos e verdades energia solar fotovoltaica

 

A energia solar fotovoltaica apresenta benefícios para quem a utiliza diariamente e para o meio ambiente. Para as residências os benefícios incluem economia, sustentabilidade e fácil manutenção. Para as áreas rurais, produtores ganham em eficiência energética, competitividade e retorno do investimento. Tudo isso é válido para áreas comerciais, condomínios e indústrias. Por outro lado existem alguns mitos e verdades energia solar fotovoltaica

São diversas as vantagens! Ainda assim, mesmo com a ascensão das placas fotovoltaicas e da ampliação do uso nas cidades e no campo, em um cenário que informações nos rodeiam o tempo inteiro, é preciso atenção. Quando há dúvidas, fica mais difícil saber o que é, de fato, parte da realidade. Dessa forma, para evitar dados equivocados sobre o assunto, listamos os principais mitos e verdades sobre a energia solar.

Esses são os mitos e verdades energia solar fotovoltaica:

A energia solar fotovoltaica é totalmente limpa

Verdade! O processo de geração e o consumo da energia produzida pelas placas fotovoltaicas, usando a luz do sol, não liberam resíduos ou gases poluentes no meio ambiente. A fonte é totalmente sustentável, renovável e inesgotável: o uso da radiação solar não agride a natureza. Assim, eliminamos a emissão de substâncias tóxicas, como o dióxido de enxofre (SO2), os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de carbono (CO2), que prejudicam a nossa saúde.

 

Sua casa ou empresa vai ficar sem energia no inverno

Mito! No inverno, mesmo com dias sem a aparição recorrente do sol, a geração de energia pode ficar menos potente, mas não para. Enfim esse é um dos mitos e verdades da energia solar fotovoltaica que mais são indagados, um projeto bem estruturado, com placas e inversores corretamente instalados, mantém o chamado índice de solarização. Além disso, quando há maior produção de energia, é possível armazená-la para posterior uso. Isso significa que você pode aproveitar seu “estoque”, caso haja queda na geração.

 

O sistema fotovoltaico agrega valor ao imóvel

Verdade! Devido ao baixo impacto ambiental e à eficiência energética, o imóvel ganha prestígio. A valorização comum, de acordo com pesquisas realizadas no continente norte-americano, é de 6%. O valor, em algumas circunstâncias, chega a ultrapassar o custo aplicado na contratação e na instalação do sistema completo, incluindo a mão de obra especializada e a compra de materiais e equipamentos.

 

Há gastos com manutenção frequente das placas

Mito! A vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 a 30 anos. Os inversores contam com validade prevista entre 12 e 15 anos. Nesses períodos, a manutenção será simples, e sua periodicidade varia de acordo com o local de instalação. De forma geral, a média é de uma vez a cada ano. A revisão envolve tarefas simples, como limpeza das placas solares, checagem dos equipamentos e do nível de geração de energia.

 

Instalar o sistema de energia solar é muito caro

Mito! A análise do quanto a energia solar fotovoltaica gera economia mostra que o valor inicial gasto na compra dos instrumentos e na aplicação não é caro. Na verdade, é um investimento, e a quantia é relativa. Contamos, ainda, com o fato de que, como já citado, o uso dos mesmos painéis pode ser de mais de 25 anos. Logo, a rentabilidade gerada em longo prazo chega a ser maior que de outras aplicações do mercado, e o retorno é alto, principalmente se comparado a outras compras como a de um carro, por exemplo.

 

Existem financiamentos para ter energia solar

Verdade! O financiamento para energia solar fotovoltaica é, hoje, uma das formas mais acessíveis de investir nesse sistema. Dessa forma a Anet Volt trabalha com três meios de pagamento: à vista, com financiamento efetivado direto na empresa e parcelas no cartão e com financiamento bancário. Direto na empresa, sem entrada, é possível dividir o valor em até 12 vezes no cartão de crédito.

Da mesma forma que para quem deseja prazos mais longos, o parcelamento no banco pode ser feito, diretamente com os consultores da empresa, em até 72 vezes, e a primeira parcela pode ser paga depois de 90 dias, também sem entrada. Diferentemente de diversos suportes do mercado de energia solar, o financiamento na Anet Volt abrange a mão de obra e os equipamentos necessários.

 

É possível gerar créditos de energia e fazer distribuição

Verdade! O sistema fotovoltaico on-grid direciona automaticamente para a rede da concessionária local toda a energia gerada e não consumida na sua residência ou empresa. O excedente fica, então, como o crédito de energia que pode ser disponibilizado em momentos de maior consumo. Nesse processo, é importante analisar previamente as oscilações na geração e na aplicação energética.

 

A conta de luz será zerada

Mito! Na conta de luz, é possível poupar até 95% do gasto. A conta não é zerada porque o sistema on-grid, usado para geração de energia, é conectado à rede. O que acontece é a redução ao mínimo, que varia de acordo com o tipo de ligação – mono, bi ou trifásica – e com a concessionária. Já os sistemas off-grids funcionam com baterias e são independentes da companhia elétrica. Eles, sim, encerram a relação com as contas de luz. Por outro lado, o modelo apresenta custo-benefício menor e é indicado apenas para locais em que não há ligação com concessionária.

Conhecendo mais sobre a energia solar fotovoltaica, desmistificamos histórias e vemos de forma evidente os benefícios. Agora, é só aproveitar. Ficou interessado? Simule sua economia! Dessa forma vamos ajudar você a reduzir sua conta de luz e desfrutar as vantagens em sua casa, empresa ou condomínio.

Simule sua Economia