v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento

Blog-Anet-39

A economia é quase sempre a motivação principal de quem procura energia solar. E não é para menos. A possibilidade de reduzir até 95% da conta de luz é um atrativo e tanto. Mas é bom lembrar que nem tudo se abrevia a contenção de despesas. Por isso, esse post traz um balanço geral da energia solar no Brasil, para você conhecer um pouco mais antes de decidir pelo investimento.

No Brasil, a energia solar fotovoltaica cresce e conquista cada vez mais presença no mercado, seja residencial, comercial, industrial ou agronegócios. Até 2017, o setor contabilizou mais de 20 mil sistemas instalados. E a previsão para 2018 é de fechar o ano na casa dos 50 mil sistemas.

energia solar

Vantagens e preços mais baixo dos equipamentos refletem em crescimento expressivo da energia solar no Brasil.

Minas Gerais encabeça a lista dos estados com mais investimento no setor da energia fotovoltaica. Os números indicam cerca de 4.500 instalações, mais de 20% do total existente no país. O estado mineiro é seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e pela região sul do Brasil.

energia solar

Minas Gerais é o estado com o maior número de sistemas em energia solar.

Entre as cidades, o Top Five dos municípios que mais têm sistemas fotovoltaicos instalados é: Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Uberlândia/MG, Brasília/DF e Fortaleza/CE.

Residencial lidera números

grafico energia solar

Projeção da energia solar no Brasil. Residencial lidera os números de instalações.

A tendência da energia solar é tão expressiva que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez uma projeção para os próximos anos. Em resumo, estima-se que até 2020, haverá, no Brasil, cerca de 170 mil sistemas de energia solar ligado à rede. O uso residencial é o de maior destaque. A então baixa no custo dos equipamentos e o tempo reduzido de retorno do investimento tem aproximado o consumidor da energia fotovoltaica. Sistemas de energia solar eficientes reduzem o consumo doméstico para o mínimo e geram uma economia a longo prazo. Mais tranquilidade e vantagem para o consumidor.

Mas, apesar da liderança da energia solar residencial em números, quando o assunto é o potencial de geração, os setores industriais e rurais lideram. A produção desses consumidores é maior, os sistemas são mais robustos e geram mais energia. Inclusive, eles geralmente têm um retorno do investimento mais rápido e geram muita economia.

Por que a energia solar é uma tendência?

Energia solar residencial

Projeto residencial da Anet Volt gera uma economia de R$12.800 por ano.

Os números revelam o crescimento do investimento em energia fotovoltaica e o uso residencial tem elencado o aumento. O retorno do investimento, os rendimentos maiores que o das principais aplicações do mercado, a diminuição do preço dos equipamentos e as variações na tarifa de eletricidade fazem da energia fotovoltaica uma oportunidade cada vez mais tangível.

Além disso, no Brasil, o mercado tem diferentes ofertas de financiamento, como crédito próprio, financiamentos bancários, BNDS, BDMG Finame e outros, de tal forma que, em alguns casos, o valor da parcela pode ser menor que o pago pelo consumidor na conta de luz. E não é só isso. Algumas empresas do setor, como a Anet Volt, ainda contam com financiamento próprio, o que facilita ainda mais a compra.

E as vantagens não param por aí. Além dos benefícios já mencionados, a energia solar fotovoltaica também proporciona:

Valorização do seu imóvel

Pesquisa do Jornal The New York Times revela que um sistema fotovoltaico residencial eleva, em média, o valor do imóvel em US$15mil. Apesar dos dados serem dos Estados Unidos, no Brasil isso também acontece. E mais: essa valorização é próxima e, em alguns casos, maior que o valor gasto com a aquisição do sistema.

Livre da inflação energética

A gerencia do setor elétrico no país, somado ao atraso tecnológico e aos efeitos climáticos fazem com que os preços da energia elétrica no Brasil sejam muito elevados. Além disso, é comum os ajustes periódicos na tarifa e da variação da bandeira, de modo que os brasileiros irão enfrentar uma inflação energética por muitos anos. E se durante esse período de inflação você produzir a sua própria energia? Então, essa é a realidade de quem investe em um sistema fotovoltaico: ficar livre da inflação energética.

Retorno do investimento e rendimentos acima das aplicações

Investir em uma aplicação é uma das formas de fazer o dinheiro render. Porém, trata-se de um negócio de risco (às vezes alto), previsões longas de retorno, com incidência de impostos e que em alguns casos rende muito pouco. Enquanto isso, investir em energia solar é diferente. Em resumo, a previsão de economia é dimensionada, o valor economizado com a eletricidade é maior que os rendimentos da maioria das aplicações. O retorno do gasto para a aquisição do sistema acontece, em média, nos primeiros anos. E com uma vida útil que pode ultrapassar os 25 anos, a energia solar é sinônimo de lucro a longo prazo.

Simule sua Economia

Energia limpa e renovável

A preservação ambiental é outra vantagem da energia fotovoltaica. O sistema capta uma energia natural provida pelo sol, renovável e limpa. Não há agressão à natureza, necessidade de desmatamento, transposições de rios, deslocamento de populações para outras regiões e nem fica à mercê da estiagem. A energia fotovoltaica é uma energia que transforma o mundo!

Economia a longo prazo

Os sistemas fotovoltaicos podem durar mais de 25 anos e o retorno do investimento se dá logo no início desse período. Então, investir em energia solar viabiliza mais de 20 anos economizando. Imagine o quanto você pode economizar durante todo esse período! Quer ver? Simule sua economia no nosso site.

Manutenção simples

Pensa que dá trabalho?! Que nada! Pois a manutenção dos sistemas fotovoltaicos é simples e geralmente é realizada uma vez a cada ano, a fim de preservar os equipamentos e manter a eficiência.  Envolve, basicamente, a limpeza das placas e a checagem do sistema. Quer saber tudo sobre a manutenção? Então se liga nesse post: “Tudo sobre a manutenção do sistema solar fotovoltaico”.

Compartilhar energia solar com outros imóveis

Os sistemas fotovoltaicos on-grid trazem essa possibilidade: instalar um único sistema e abater a conta de luz de outros imóveis, por exemplo, consultório, escritório, sítio, outra casa etc. Certamente, essa é uma grande vantagem para o consumidor. Isso é possível porque o sistema é ligado na rede da concessionária de eletricidade de sua região. Além de poder dividir energia, há também a viabilidade de créditos junto à concessionária. Se o sistema de energia solar produzir mais energia que o consumido, a sobra se torna crédito, com durabilidade de até 60 meses.

Leia também…

Como funciona a energia fotovoltaica.

Cinco principais dúvidas sobre energia fotovoltaica.