v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Placa solar fotovoltaica: modelos, tipos e marcas

Blog-Anet-26

O aumento da demanda dos sistemas de energia solar tem relação direta com o avanço da pesquisa e tecnologia dos equipamentos, caso da placa solar fotovoltaica. A queda no preço desses aparelhos e o aumento na eficiência transformaram o mercado da energia solar. Com isso, as expectativas do setor são progressivas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que até 2020 haverá 170 mil sistemas ligados à rede.

Mas como toda oportunidade, carece de cuidados. Por exemplo, é importante saber qual o melhor tipo de placa solar fotovoltaica a ser utilizado, quais atendem aos objetivos de cada consumidor e quais os modelos de painéis e fabricantes de placas fotovoltaicas mais recomendados do mercado, no Brasil.

Geralmente as empresas especializadas do setor dão esse suporte ao cliente. Mas como a Anet Volt quer garantir a eficiência do seu sistema de energia solar, traz esse post com dicas e informações úteis para a hora da compra. O principal é: fique atento! Certifique-se de que está contratando uma empresa competente e comprando bons equipamentos de energia solar.

Modelos e tipos de placas solares

Quase 80% dos painéis fotovoltaicos é feito de silício (a conhecida placa solar de silício). Essa tecnologia é a mais utilizada no mundo e tem sido aprimorada ao longo dos anos. O “grau de pureza” do silício é fator importante, pois interfere na geração da energia. Por isso, é válido checar a qualidade das placas de energia solar. Quanto mais alinhada estiverem as células de silício, melhor será a taxa de conversão.

A potência da placa solar também varia. Os principais painéis solares do mercado têm de 240 a 360 Watts. Mas a maioria do uso comercial e residencial utiliza os de potências acima de 275 Watts. A potência interferirá na geração e no tamanho ocupado pelos sistemas. O ideal é deixar a escolha para empresas especializadas. Pois elas conseguem dimensionar a melhor performance de cada usina de energia solar, personalizada à necessidade do cliente.

Placa solar monocristalina

Painel solar fotovoltaico monocristalino

Mas a eficiência não é a única preocupação. Isso porque um bom planejamento deve levar em conta fatores como espaço disponível, garantia, custo-benefício e qualidade. Sendo assim, conhecer um pouco sobre essas variações contribui para a aquisição de um sistema de alta performance.

Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino

Os dois principais tipos de painéis solares do mercado são os monocristalinos e os policristalinos. A placa solar monocristalina é uma tecnologia mais antiga e possui uma eficiência ligeiramente maior que os painéis policristalinos. Com isso, eles tendem ser mais caros. Mas a diferença é muito pequena. Um bom planejamento irá levar em conta o equipamento que melhor satisfaça os objetivos do cliente, com o melhor custo-benefício.

Identificar um painel monocristalino é fácil. Se olhados de perto, eles possuem uma cor uniforme (azul escuro, quase preto), que indica silício de alta pureza. Essas placas são feitas com um único cristal de silício, com lâminas individuais, transformadas em células fotovoltaicas. Geralmente possuem um formato cilíndrico e atingem até 25% de eficiência média.

Painel solar fotovoltaico policristalino

Placa solar fotovoltaico policristalino.

Painel solar fotovoltaico policristalino.

As placas solares policritalinas surgiram a partir dos anos 80 e utilizam os cristais de silício fundidos em blocos. Com isso, preserva a formação de múltiplos cristais. Depois de fundidos, eles são dispostos em blocos quadrados e divididos em células. O processo é parecido com o das placas monocristalisnas, mas de mais fácil produção. Sendo assim, o preço dessas placas pode ser um pouquinho menor, assim como a eficiência, em média, de 22%. Por isso, mais uma vez, a importância de profissionais capacitados para o planejamento dos sistemas fotovoltaicos.

Outro modelo de painel e tipo de placa

Há no mercado outros tipos e modelos de placas solares. Porém, elas são menos utilizadas, mais difíceis de encontrar e, quase sempre, com menor eficiência. São elas: painel solar de filme fino; painel solar de silício amorfo (a-Si); painel solar de telureto de cádmio (CdTe) e painel solar de seleneto de cobre, índio e gálio.

O que analisar na escolha do painel solar fotovoltaico

Certificado Inmetro e IEC61215

No Brasil, a certificação mínima dos painéis solares é o selo do Inmetro. Mas, além desse, as melhores placas contam também com o ICE61215, certificação internacional. Comprando um equipamento com essas duas especificações, há maior garantia para o consumidor. Por exemplo, se a placa tem a certificação ICE61215 é sinal de que ela já fez o teste da chuva de granizo e tem um vidro resistente. Ou seja, com certificação há mais confiança nos fabricantes de placas fotovoltaicas.

Garantia das placas solares

A média da garantia de eficiência das placas é de 25 anos. Ou seja, passados 25 anos, o equipamento deve funcionar com cerca de 80% da sua eficiência original. Procure na hora da compra saber se os painéis que está comprando têm essa garantia.

Tamanho e potência da placa fotovoltaica

Os tamanhos e potências das placas variam de acordo com a necessidade dos sistemas. Há placas fotovoltaicas de 240 a 360 Watts. Além disso, o tamanho médio dos painéis mais utilizados é de 2 metros quadrados.

Grau de proteção da placa solar fotovoltaica (IP)

Essa proteção visa garantir que não entre sujeira ou água na placa solar. A recomendação é que seja maior que 65.

Tolerância negativa ou positiva

Trata-se da “margem de erro” informado pelo fabricante da placa. O ideal é que esse valor não ultrapasse 5%. Isso ajudará a garantir e eficiência do seu sistema.

Espaço disponível

É preciso verificar o tipo de placa que melhor se enquadra no espaço disponível e no tipo de estrutura onde elas serão fixadas. Porque espaços pequenos, por exemplo, podem necessitar de placas com maior potência, para reduzir a quantidade de equipamentos. Já em outros casos, havendo espaço, potências menores podem significar custos mais baixos. O ideal é que a empresa encontre a melhor alternativa para o cliente ao dimensionar o sistema.

A importância das marcas

Placa solar

Prefira as placas com certificação.

Quando se trata de energia solar fotovoltaica, marca é sinônimo de qualidade e eficiência. Portanto, ao investir na compra de uma usina para produzir a sua própria energia, é imprescindível conferir se o produto que você está adquirindo tem boas procedências.

Pesquisa publicada pela PV-Tech, em 2017, elencou os 10 maiores fabricantes de painéis solares. Os chineses lideram a produção, porque a maioria das operações administradas estão no sudeste asiático, além de serem eles próprios um dos principais consumidores mundiais dos produtos.

As 10 marcas líderes indicadas pela pesquisa foram: Canadian Solar; JA Solar; Risen Energy; Yingli Green; Trina Solar; Hanwha Q-Cells; Longi Solar; GCL; Shufeng; e Jinko Solar. Portanto, na hora da compra confira se o produto que está sendo ofertado está entre os melhores do mercado.

O preço das placas solares

O preço da placa solar é variado. Marca, potência e tipo influenciam nessa diferença. Além disso, é importante que o cliente não se iluda com o preço unitário dos equipamentos. É comum as pessoas interessadas procurarem o preço de cada placa e multiplicarem pela necessidade. Porém, essa não é uma boa opção, pois o preço fechado em um sistema completo tende a ser muito mais vantajoso. Além disso, ele é também mais garantido, pois será planejado por profissionais capacitados. Então a dica é: faça um orçamento com uma empresa capacitada. O custo-benefício é na maioria dos casos surpreendente.

Quer saber o preço placa solar? Quer saber sua economia e o valor do seu sistema? FAÇA UM ORÇAMENTO GRATUITO COM A ANET VOLT.

Veja a ficha técnica de algumas das placas mais utilizadas

Selecionamos abaixo algumas placas para você conhecer. Mas a dica principal é: fale com um consultor da Anet Volt e saiba como montar um sistema eficiente para a sua necessidade. Tel.: (32)3212-4351 / (32)98812-5551 / Ou pelo Site da Anet Volt.

Canadian Solar 325W

Painel solar para uso residencial e comercial. Alta qualidade e confiabilidade. Teste de qualidade da lista de material, um processo automatizado de fabricação e 100% de teste eletroluminescente.

Ficha técnica: clique aqui.

Yingli Solar 150W

Painel solar policristalino para uso residencial, comercial e rural.

Ficha técnica: clique aqui.

Canadian Solar 330W

Painel solar para uso residencial e comercial. Alta qualidade e confiabilidade. Teste de qualidade da lista de material, um processo automatizado de fabricação e 100% de teste eletroluminescente.

Ficha técnica: clique aqui.

JA Solar JAM6FA/60 265-285W

Placa solar de alta performance, potencias de 265 a 285W. Qualidade em uma das marcas mais reconhecidas do mercado.

Ficha técnica: clique aqui.

Quer saber mais?

Entenda mais sobre a placa solar residencial, comercial, industrial ou rural falando com um consultor ANET VOLT. Conheça todas as curiosidades sobre energia solar.

Dúvidas

Leia também…

Como instalar painéis fotovoltaicos. 

11 dicas para economizar energia.

O que é e como funciona a energia solar fotovoltaica.

Energia solar: as 5 principais dúvidas.