v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Riscos na compra da energia solar: como evitar

Blog-Anet-28

A energia solar é a fonte de energia renovável que mais se desenvolve no Brasil. Cresceu 304% em 2017 e a expectativa para 2018 é que ultrapasse os 350%. São mais de 27 mil sistemas solares fotovoltaicos instalados em todo o território nacional, número que significa mais de R$1,9 bilhão de investimentos acumulados desde 2012. Ou seja, o investimento é interessante e vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas, atenção! Pois há fatores importantes que devem ser analisados como, por exemplo, os riscos ao escolher a empresa para a compra e instalação dos equipamentos de energia solar.

Portanto, além de conhecer as vantagens é preciso analisar também como evitar futuras dores de cabeça. Nesse post você vai conhecer mais sobre esse assunto.

“Saber escolher bem a Empresa que Instala Energia Solar é importante pois ajuda a evitar riscos como geração insuficiente de energia, riscos de panes no sistema, diminuição da vida útil dos equipamentos e outros.”

Kit de energia solar fotovoltaica

Prefira as placas com certificação.

As precauções começam bem antes da compra. Por exemplo, é preciso escolher com precisão o kit de energia solar fotovoltaica. E essa escolha envolve conhecer os equipamentos de energia solar, as melhores marcas e a capacidade de geração de cada sistema.

Basicamente, os sistemas de geração de energia solar são compostos pelos seguintes equipamentos:

  • Placa solar (painel fotovoltaico).
  • Inversor solar.
  • String Box (caixa de junção).
  • Estruturas de suporte e ancoragem.
  • Cabos, conectores e medidor de corrente.

Cada equipamento tem a sua função. Conheça mais sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico clicando aqui. E são muitas as marcas disponíveis, hoje, no mercado. A dica é escolher sempre as mais recomendadas e certificadas. Conheça aqui os tipos, modelos e marcas das placas solares.

Certifique-se de que está comprando bons equipamentos. Portanto, se você vai comprar painel solar (comprar placa solar), siga as orientações e invista com segurança.

Erro no dimensionamento do sistema

É comum encontrar no mercado oferta de kits de energia solar prontos. Mas cuidado, eles podem não atender a sua necessidade. A melhor forma de investimento em energia solar é planejar um sistema personalizado para cada tipo de consumo.

Esse processo envolve diversas variáveis: consumo médio (em Kw); tipo de solo ou telhado; possíveis zonas de sombra; clima da região onde o sistema será instalado; tipo de ligação (monofásico, bifásico, trifásico); melhor posicionamento dos painéis fotovoltaicos etc.

Montar um sistema sem levar em conta cada um desses detalhes vai impactar diretamente na eficiência de geração energética. Ou seja, o que a princípio pode parecer barato, no final pode doer no bolso e não gerar a energia necessária.

Existem diferentes tipos de utilização da energia solar e o dimensionamento envolve também pensar na melhor solução para cada um deles:

Energia solar comercial.

Energia solar residencial.

Energia solar industrial.

Energia solar para área rural.

Riscos elétricos

O bom planejamento evita danos, panes e riscos elétricos.

Diferente dos sistemas de aquecimento solar, a energia fotovoltaica gera energia elétrica que pode ser consumida na maioria dos aparelhos elétricos. E para lidar com eletricidade é importante cuidado e precisão.

Os condutores devem estar preparados para suportar intempéries e altas tensões. Sistemas mal dimensionados ou instalados fora do padrão estão sujeitos a panes, risco de incêndios, descargas elétricas, choques, entre outros.

Quanto a parte técnica, os trabalhos com eletricidade devem ter como base o NR10 (norma do Ministério do Trabalho). Essa norma obriga que o instalador tenha treinamento e capacidade para trabalhar com segurança.

Erro de instalação

Blog-Anet-29

Manutenção periódica anual ajuda a garantir performance dos equipamentos.

A mão de obra qualificada é essencial. Ela previne diversos dos riscos aqui mencionados. Além disso, ajuda a garantir a eficiência do sistema. Participam do processo de planejamento e instalação dos sistemas fotovoltaicos diversos profissionais. Os engenheiros elaboram o projeto, utilizado, inclusive, para o projeto de liberação junto a concessionária de energia elétrica. Técnicos e eletricistas operam a fixação das placas, ligações e estruturas. E para todas essas funções há normas e capacitações específicas.

Por exemplo, é necessário que o instalador de energia fotovoltaica tenha experiência em instalações elétricas e treinamento suficiente, tais como as normas regulamentares NR10 e NR35. A primeira refere-se a regulamentações quanto aos serviços com eletricidade. A segunda, quanto ao trabalho realizado em altura.

Riscos de redução da vida útil

Um bom sistema fotovoltaico pode produzir energia elétrica por mais de 25 anos. Esse é o tempo médio da vida útil das placas solares (módulos fotovoltaicos). Porém, se os equipamentos não forem instalados de modo correto ou não tiverem a certificação, estarão sujeitos a problemas antes desse prazo.

Por isso, é preciso atenção na compra e instalação dos sistemas fotovoltaicos. Confira mais sobre a instalação dos painéis solares clicando aqui.

Evite riscos

Cada um dos itens apresentados acima é fundamental. Porque sem eles, o consumidor pode ter prejuízo financeiro. Por exemplo, dimensionar mal o sistema irá impactar diretamente na economia obtida. Comprar um equipamento não confiável poderá reduzir a vida útil, além de provocar um risco de segurança. Instalar mal os equipamentos de energia solar pode significar perda de energia e danos ao sistema. E assim por diante.

Portanto, o melhor é contar com a ajuda profissional.

Escolher uma empresa especializada

Essa é a melhor dica para quem pretende investir em energia solar com segurança. Escolher uma empresa especializada em energia solar significa minimizar os riscos de uma compra malsucedida.

Isso porque essas empresas contam com profissionais capacitados, já testaram os melhores equipamentos, conseguem dimensionar melhor as necessidades de cada projeto, dentre outras tantas vantagens que ajudam a garantir a eficiência dos sistemas de energia solar fotovoltaica.

Cuidado, pois o barato pode sair caro! Pensar que comprar um kit pronto e instalar por conta própria é uma boa alternativa, pode ser um risco grande. Além disso, as empresas hoje contam com boas vantagens comerciais de negociação com fornecedores e capacidade de conseguir melhores preços. Além, claro, das possibilidades de financiamento.

Quer saber como investir de maneira segura e gerar com eficiência sua própria energia? Então fale com um consultor da Anet Volt – tel.: (32)3212-4351. Ou simule online sua economia com energia solar.

Simule sua Economia

Veja também…

Como instalar um painel fotovoltaico com eficiência.

5 principais dúvidas sobre energia solar.

10 motivos para investir em energia solar.

Conheça as vantagens e desvantagens da energia solar.