v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Tudo sobre a manutenção de sistemas fotovoltaicos

Blog-Anet-41

Quem tem ou pesquisa sobre os sistemas de energia solar geralmente tem uma dúvida recorrente: como é a manutenção? Dá trabalho? É caro? Pois se essa é uma preocupação, pode relaxar. A manutenção dos sistemas fotovoltaicos é simples e de baixo custo, resumindo-se a uma limpeza periódica e conferência das estruturas, procedimentos realizados apenas uma vez a cada ano.

Os cuidados são simples, mas importantes. Eles garantem o bom desempenho do sistema fotovoltaico e a longa eficiência das placas solares. Bem cuidados, os equipamentos têm uma vida útil maior que 25 anos. Tempo suficiente para economizar muito e aproveitar todas as vantagens da energia solar.

Mas como a energia solar cresce cada vez mais – Minas Gerais, por exemplo, tem mais de 3540 sistemas fotovoltaicos instalados – os cuidados devem ser claros. Por isso, esse post vai te ajudar a entender tudo sobre a manutenção das placas solares.

As principais dúvidas sobre a manutenção das placas solares

A manutenção periódica completa dos sistemas fotovoltaicos tem como principais verificações: limpeza, não acúmulo de água, segurança das estruturas de fixação, aperto dos terminais e checagem da carga.

Quando e como realizar a limpeza da placa solar?

A limpeza tem como objetivo eliminar o acumulo de resíduos cotidianos sobre as placas solares, oriundos principalmente da poeira e poluição. Deve acontecer uma vez a cada ano. Não é necessário desligar o sistema para realizar a atividade. A limpeza é apenas da superfície, realizada com água (sem excessos), detergente não abrasivos e esponjas ou escovas que não arranham a superfície. Jatos d’água não são indicados. Para melhor regulagem da temperatura, os horários mais indicados são o início da manhã ou o fim da tarde. Dias nublados também são uma boa opção. Evite deixar água acumulada nas placas. Observação: em locais com maior propensão à sujeira, a periodicidade pode ser alterada para atender aos objetivos de eficiência e economia.

Qual a perda de energia se os painéis fotovoltaicos ficarem muito sujos?

A sujeira impede que a luz do sol atinja as células fotovoltaicas, o que pode diminuir a performance do sistema. De acordo com dados do laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), dependendo da quantidade de resíduos, a perda pode chegar a 25%. Mas é claro que esses são casos extremos, acumulado ao longo de muitos anos de omissão.

Blog-Anet-29

Manutenção periódica anual ajuda a garantir performance dos equipamentos.

O que devo observar nas estruturas?

Checar as estruturas de fixação das placas fotovoltaicas também faz parte da manutenção. Deve-se ter a garantia de que as placas estejam suficientemente presas e seguras. Detectado algum problema, chame um especialista. Mas quando bem instaladas, esse é geralmente um problema que não será detectado.

Como realizar o monitoramento do sistema?

O monitoramento envolve a checagem de carga, avalia a quantidade de energia produzida e a eficiência do sistema. Pode ser realizada manualmente, mas algumas empresas, como a Anet Volt, oferecem aos clientes o monitoramento online gratuito. Com ele é possível ver em tempo real, através do smartphone, tablet ou computador, a geração de energia, a economia, assim como a identificação imediata de alguma falha no sistema. Para esses clientes, portanto, essa parte da manutenção não tem custo algum.

Qual o cuidado com o inversor solar?

Basicamente, o inversor solar carece dos seguintes cuidados: limpeza, manter em locais secos, verificar as sinalizações de segurança e checar se os cabos estão precisamente presos. Sistemas bem instalados raramente apresentam algum problema relacionado a estes equipamentos.

A chuva pode ser sua parceira.

Na maioria dos casos, a chuva ajudará na limpeza da placa solar. E o modo como o equipamento foi instalado também pode contribuir. A maioria dos telhados ou estruturas dos módulos possuem uma inclinação de 15° ou mais, o que facilita para que a água da chuva escorra, levando consigo a sujeira.

Quem pode realizar a manutenção da energia solar?

Os procedimentos de checagem e a limpeza são simples, de modo que o próprio proprietário pode, com um pouco de conhecimento, realizar a atividade. Porém, o mais indicado é contar com a ajuda de profissionais capacitados. A garantia de eficiência e durabilidade tende a ser muito maior. As próprias empresas que instalam o sistema oferecem também esse suporte e o custo é baixo.

Viu só! É simples, fácil e esporádico. Feito para durar uma vida! Então, conheça mais e SIMULE SUA ECONOMIA clicando a no link abaixo.

Simule sua Economia

Veja também…

BNDS financia energia solar para pessoa física.

As cinco principais dúvidas sobre energia solar.

Como instalar energia solar.