v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Vantagens e desvantagens da Energia Solar

Blog-Anet-63

A energia elétrica no Brasil é um serviço caro e impacta o orçamento familiar ou comercial. Por isso, as instalações de sistemas fotovoltaicos têm conquistado cada vez mais consumidores. Mas é sempre importante realizar uma compra com segurança e esse post vai te ajudar nessa tarefa. Conheça as vantagens e desvantagens da energia solar e aprenda dicas para fazer uma boa escolha.

O crescimento da energia solar no Brasil é significativo. Em 2017, por exemplo, o setor cresceu cerca de 300% e contabilizou mais de 20 mil sistemas instalados. E com a redução dos custos, tecnologia e popularização, a perspectiva para 2018 é ousada. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimam fechar o ano com 50 mil instalações fotovoltaicas.

Economia, retorno do investimento e energia renovável são as vantagens da energia fotovoltaica mais conhecidas. Mas existem muitas outras como você verá mais a seguir.

Vantagens da energia solar

Energia solar reduz até 95% da conta de luz.

Energia fotovoltaica vantagens e desvantagens. Vamos começar pela parte boa? São muitas as vantagens da energia solar fotovoltaica. Então o melhor é especificar as principais. Preparado para economizar?

Economia de energia

A energia solar fotovoltaica reduz até 95% da sua conta de luz. Os sistemas bem planejados diminuem a conta de luz para o mínimo. Esse mínimo é o menor valor que a concessionária de energia elétrica cobra pelo tipo de ligação (monofásico, bifásico ou trifásico).

Energia renovável e sustentabilidade

Quando o tema é “energia solar vantagens”, a preservação da natureza também é destaque. Diferente de outras fontes de energia, essa é uma fonte de energia renovável considerada inesgotável. A energia fotovoltaica produz eletricidade a partir da luz do sol. Ela é uma energia produzida a partir da placa solar. E é a fonte de energia limpa que mais cresce e que mais benefícios traz para o meio ambiente.

Seu potencial de aproveitamento é grande. Em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda a energia utilizada pela humanidade. Por ano, o sol gera 4 milhões de vezes mais energia do que o consumido pela população. Portanto, apesar de haver outras fontes de energia, a energia produzida pelo sol tem grande destaque. Que tal aproveitar melhor esse potencial!

Retorno do investimento

A economia gerada pelos sistemas de energia solar fotovoltaica traz o retorno do investimento (ROI) inicial logo nos primeiros anos. Essa é mais uma das vantagens da energia solar. E como a vida útil dos equipamentos é longa, a lucratividade com o tempo supera todos os gastos.

Longa vida útil

A maioria das placas fotovoltaicas têm garantia de performance de 25 anos. Ou seja, estima-se que após 25 anos de uso do equipamento, ele ainda produza 80% da sua eficiência original. Com as manutenções em dia, essa eficiência pode ser ainda maior.

Fácil instalação e manutenção

A instalação do sistema solar fotovoltaico é muito rápida. Em média, o procedimento leva de 1 a 4 dias, no caso de residências. Projetos maiores tendem a ter um prazo um pouco mais longo, mas o ganho é inegável e rápido. Assim que instalado, você já começa a economizar.

A manutenção também é simples. Envolve basicamente a limpeza anual das placas e verificação do sistema. Conheça mais sobre a manutenção dos sistemas fotovoltaicos clicando aqui.

Imunidade às altas tarifas

Fique livre do impacto causado pelos aumentos periódicos e variações de bandeiras da energia elétrica. Isso porque sua própria casa irá produzir boa parte da energia que precisa cotidianamente.

Valorização do imóvel

O investimento é válido mesmo se você não pretende ficar por muitos anos no local. Isso porque a energia solar fotovoltaica é um diferencial que valoriza o imóvel. Pesquisa americana revela que essa valorização pode ser de 6%, em alguns casos. Portanto, é mais fácil vender um imóvel com energia solar.

Créditos de energia

Nos sistemas fotovoltaicos On-grid, se houver uma geração de energia maior que o consumo, o excesso ficará como crédito junto à concessionária. E esse crédito tem uma validade de 60 meses. Com isso, há uma outra vantagem ainda pouco conhecida desse tipo de sistema. Trata-se da possibilidade de instalar um único sistema para produzir energia e abater na conta de luz de outros imóveis. Ou seja, economia multiplicada!

Não é um compra, é um investimento

O sistema de energia solar é hoje considerado um investimento. Isso porque, quando bem planejado, proporciona um rendimento comparativamente maior que o da poupança, CDB e algumas aplicações do mercado financeiro. Ou seja, se aplicada a economia gerada pelo sistema fotovoltaica, os lucros serão maiores que o praticado por essas outras formas de investimento.

Essas foram as principais vantagens dos sistemas fotovoltaicos. Quer conferir outras? Então se liga nesse post.

Desvantagens da energia solar

Quando o assunto é “vantagens e desvantagens energia solar”, as vantagens são muitas. Isso você já sabe! Mas vamos conhecer também as desvantagens da energia solar. Algumas são momentâneas ou causadas por fatores externos. E boa parte delas logo poderá deixar de existir. Veja mais abaixo.

Preço dos painéis solares

O preço ainda é uma questão que gera muitas interrogações e, por isso, está entre as desvantagens da energia solar. Mas há uma boa notícia! Houve uma queda significativa dos preços nos últimos anos. A tecnologia se aprimorou e a popularidade dos equipamentos fotovoltaicos tornaram o mercado mais competitivo.

Além disso, é preciso ficar atento ao mito sobre o preço. À princípio o preço pode parecer alto. Mas se levados em conta a economia gerada e o retorno do investimento, a vantagem fica evidente. Em muitos casos, a energia solar rende mais que aplicações do mercado financeiro. Confira mais nesse posto: “Energia Solar vs. Renda Fixa”.

Pouco incentivo

Entre as desvantagens da energia solar está também o incentivo.  Apesar de ser uma fonte de energia renovável, limpa e econômica, são poucos os incentivos governamentais e financeiros para o setor. Essa é mais uma desvantagem da energia solar. Políticas públicas poderiam auxiliar na aquisição dos sistemas de energia solar fotovoltaica e gerar um impacto ambiental positivo a curto, médio e longo prazo. Mas ainda que reduzidas, há algumas opções disponíveis no mercado, como parcelamentos específicos em até 60 meses.

Não pode ser instalada em qualquer lugar

Nem todos os lugares podem ter um sistema de energia solar eficiente. O mais indicado é contar com a ajuda de uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica capaz de planejar com precisão a viabilidade e o dimensionamento do sistema. Mas anime-se! Ao contrário de muitos países, o Brasil tem uma geografia e clima favoráveis. No entanto, é importante ver caso a caso e escolher o melhor lugar para instalação das placas solares, pois isso garante a melhor eficiência.

Formas de armazenamento

Quanto aos sistemas off-grid (que precisam de baterias), as formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) e energia hidroelétrica (água). Há opções de baterias no mercado, mas elas são indicadas para casos específicos e devem ser escolhidas levando-se em conta a necessidade de cada consumidor.

Porém, quanto aos sistema On-grid, o armazenamento não é um problema. Esses sistemas não precisam de bateria, pois são ligados diretamente a rede. Eles realizam uma “troca de energia com a concessionária”, de modo que a energia gerada em excesso pelo sistema de energia solar poderá ficar como crédito junto à companhia de eletricidade pelo prazo de 60 meses.

Equipamentos

Há uma diversidade de placas fotovoltaicas e equipamentos de energia solar no mercado, mas é bom verificar os modelos, tipos e marcas. Isso porque alguns desses equipamentos têm baixa eficiência e não contam com longa garantia. Na dúvida, conte sempre com a ajuda de empresas especializadas. Confirma mais sobre os painéis fotovoltaicos nesse post.

O risco do mau dimensionamento

Há quem diga que a instalação de um sistema fotovoltaico é simples. Mas o que muitos esquecem é da precisão e importância de bons dimensionamentos. Ou seja, não basta comprar um equipamento de energia solar e colocá-lo no telhado. É preciso avaliar alguns detalhes. O dimensionamento examina de maneira personalizada o melhor sistema para cada tipo de consumo. Com isso, avalia a média de consumo anual, as zonas de sombra, a inclinação dos telhados, a potência dos equipamentos, o clima de cada região etc. A melhor solução para esses casos, é contar com profissionais capacitados.

Contrate uma empresa especializada em Energia Fotovoltaica

Essa é a principal dica para quem deseja investir em um sistema de energia solar fotovoltaica. As empresas especializadas reduzem os riscos, planejam com mais eficiência os sistemas, têm conhecimentos e práticas dos melhores equipamentos e a melhor forma de otimizar a geração própria de energia elétrica.

Nesse post você conheceu mais sobre a energia fotovoltaica vantagens e desvantagens. Agora você já pode investir com mais segurança, pois essa é a melhor forma para ter bons resultados!

Peça seu Orçamento

 

Energia Solar vantagens – veja o vídeo

Quer conhecer de maneira rápida o tema energia solar vantagens? Veja o vídeo abaixo os principais benefícios da energia solar.

Leia também…

Como evitar riscos na compra da energia solar.

Energia solar no Brasil: vantagens em crescimento.

Energia solar residencial: como produzir sua própria energia.

Trocar de carro sem gastar dinheiro: como isso é possível.