1 – Painel Solar
O painel fotovoltaico – também conhecido como placa solar – reage com a luz do sol, afim de produzir energia elétrica (energia fotovoltaica). Essas placas solares, instaladas geralmente sobre os telhados, são conectadas entre si. Desse modo, elas geram a energia que posteriormente será encaminhada ao Inversor Solar.
2 – Inversor solar
Em suma, o inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (gerada em corrente continua – CC) em energia elétrica de corrente alternada (CA). Desse modo, essa energia poderá ser utilizada em toda sua casa ou estabelecimento. Por exemplo, ela poderá ser utilizada na maioria dos equipamentos elétricos, tais como televisores, chuveiros, computadores, lâmpadas etc.
3 – Energia para área rural
Em seguida, a energia que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz”. Logo após ela será então distribuída para toda a propriedade. Assim, reduz a quantidade de energia comprada junto à distribuidora. Um sistema bem planejado reduz sua conta de luz para o mínimo.
4 – Créditos de energia
Por fim, a energia produzida pelo sistema fotovoltaico que não for consumida entrará automaticamente na rede elétrica da concessionária através do relógio de luz bi-direcional. Com isso, essa energia ficará como crédito para o cliente pelo prazo de 60 meses. Portanto, com projetos bem elaborados não haverá perdas, nem aumento excessivo na conta de luz.