v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Os 5 estados que mais produzem energia solar em 2020

Os 5 que mais produzem energia solar

O Brasil tem uma das maiores incidências solares do mundo e é, principalmente, por isso que diversos brasileiros vêm optando pela energia solar. Além de ser uma fonte praticamente inesgotável e limpa, a energia solar faz grande diferença na conta de luz. Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas e os custos das instalações estão diminuindo, motivo pelo qual os estados brasileiros estão investindo em energia solar. Abaixo serão listados os estados que mais produzem energia solar.

Maiores produtores de energia solar por estado.

De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o ranking está da seguinte forma:

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é um dos que mais produzem energia solar. Praticamente desde o início da resolução normativa 482/2012 que o estado vem despontando na implementação de sistemas fotovoltaicos. Grande parte desse sucesso se deve às altas tarifas de energia elétricas praticadas pelas concessionárias no estado. Outro fator importante é que o estado concedeu isenção fiscal no ICMS da energia injetada na rede. Sendo assim, o estado conta com mais de 65 mil instalações conectadas e uma potência instalada de mais de 774 MW.

São Paulo

Em segundo lugar, o estado de São Paulo vem tendo uma boa adesão ao sistema de micro e mini geração de energia. Não muito distante de Minas Gerais, o estado já conta com mais de 53 mil instalações gerando a própria energia solar e uma potência de mais de 505 MW instalada.

Rio Grande do Sul

Já em terceiro lugar dos que mais produzem energia solar, o estado do Rio Grande do Sul possui uma grande quantidade de sistemas fotovoltaicos comerciais instalados, entretanto um número de instalações consideravelmente menor que o estado de São Paulo, mas com uma potência instalada muito parecida. Os números do estado são de 44653 conexões de geração e uma potência instalada de 502 MW.

Mato Grosso

Logo depois na quarta posição, outro estado que também representa um dos maiores produtores do agronegócio brasileiro está em crescimento nas instalações de energia solar fotovoltaica, superando também estados como o Rio de Janeiro. Dessa forma o estado já conta com mais de 17 mil instalações produzindo a própria energia e uma potência instalada de mais de 285MW.

Paraná

Este estado concentra grande potencial de raios solares para captação de energia solar. Esta capacidade pode e deve ser melhor aproveitada! Entretanto das 4,5 milhões de unidades consumidoras da Copel, 17767, somente 0,03% utilizam a energia fotovoltaica como fonte alternativa de produção de energia sustentável. O estado conta com uma potência instalada de 276 MW.

 

O Brasil já é um dos países que mais produzem energia solar, contando com uma potência instalada de mais de 4GW de potência e mais de 411 mil instalações de energia solar fotovoltaica. Afinal como sabemos a tecnologia é amplamente utilizada em todo o país, por outro lado ainda tem muito potencial de crescimento em diversos estados do país.

Quer descobrir como isso funciona na prática? Conheça a Anet Volt. Aqui, você encontra profissionais especializados para criar o seu projeto ideal e prestar todo o suporte necessário. Confira mais sobre as vantagens da Energia Solar clicando aqui.

Simule sua Economia

Referência: ANEEL