v9q4t6fuw96carh2767v4vmt20xu3s

Outras 5 curiosidades sobre energia solar que você provavelmente não sabia

Simulador energia solar

 

Decidimos continuar a proposta que começamos no artigo anterior. Separamos, agora, outras cinco curiosidades sobre energia solar que ninguém lhe contou. Este material é uma boa fonte de informação e entretenimento. Aproveite a leitura para descobrir mais sobre o universo da energia limpa, eficiente e altamente tecnológica!

 

1. Instalação e manutenção extremamente simples

A instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaica pode levar cinco dias, mas, na maioria dos casos, acontece em dois. Nesse período, o imóvel não passa por grandes intervenções, nem é preciso que a energia elétrica em uso seja desligada por muito tempo — apenas em dois momentos, no estágio final do processo. Muito simples, não é mesmo?

Além disso, a manutenção não implicará muito trabalho. Ela consiste, basicamente, na limpeza regular dos módulos e não lida com motores ou partes móveis. Também existe um facilitador: a chuva, na maior parte das vezes, limpa o material.

 

2. Sustentabilidade que transforma o mundo

O sol é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável. Ou seja, o uso da sua radiação não agride o meio ambiente. Com ela, o dióxido de enxofre (SO2), os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de carbono (CO2) deixam de ser emitidos no planeta.

Para que você tenha ideia, o sistema instalado na sua casa pode reduzir a poluição na escala de cem toneladas de CO2 em sua vida útil! Ao escolher o sistema fotovoltaico, você contribui para a qualidade de vida de todos e, ainda, evita a emissão de poluentes responsáveis por causarem o aquecimento global.

 

3. Começo nada promissor

A primeira célula solar, criada em 1833 por Charles Fritts, foi feita a partir da aplicação do selênio em uma base de ouro. Sabe qual foi a eficiência do experimento? Apenas 1%. O motivo foi que o elemento não era um bom condutor e tampouco forte o suficiente.

Somente nos anos 1940 e 1950 que um físico do Bell Telephone Laboratories foi bem-sucedido com a empreitada. O segredo do sucesso foi a aplicação do silício — muito melhor que o selênio para o propósito.

 

4. Missões espaciais e árvores solares

Este tópico reúne duas pequenas curiosidades sobre energia solar. Para começar, você sabia que a NASA usa painéis solares em determinadas missões espaciais? O objetivo é conseguir energia para suas estações.

O Gardens by the Bay, localizado em Singapura, é um projeto de paisagismo incrível. Ele reúne 18 árvores artificiais instaladas, sendo que 11 delas possuem células fotovoltaicas. Mais que produzir energia, os objetos servem como jardins verticais e coletam água da chuva.

 

5. Energia solar mesmo em dias nublados

Mesmo nos dias nublados, o seu sistema de energia solar fotovoltaico continua produzindo. Por conta da alta tecnologia empregada nos painéis, a captação acontece, inclusive, em períodos em que a radiação esteja difusa (dias nublados).

No período noturno, a energia solar não é gerada, obviamente. Entretanto, como os sistemas funcionam de forma on grid, à noite você recebe de volta a energia gerada durante o dia, armazenada na rede da concessionária.

Aposto que você gostou dessas cinco curiosidades sobre energia solar. Que tal aprender ainda mais sobre o assunto? Conheça a Anet Volt!

CTA Site_ANETVOLT_Dúvidas 02