A importância de se ter um sistema de geração de energia eficiente

O Brasil é um excelente local para a geração de energia solar. Isso porque somos um país tropical, cuja irradiação solar anual, em grande parte do território, é ótima para a instalação de um sistema eficiente. Apostar no painel fotovoltaico é muito vantajoso, principalmente quando pensamos em economia e sustentabilidade. Afinal, estamos falando de uma fonte de energia limpa e renovável.

Para entender a eficiência do recurso, é preciso pensar que o sistema converte a fonte energética — a radiação solar — em energia elétrica. A mecânica é bastante simples. Módulos ou painéis fotovoltaicos são posicionados em locais estratégicos para aproveitar a radiação e transformá-la diretamente em energia elétrica (efeito fotovoltaico).

Neste post, falaremos sobre a qualidade do sistema fotovoltaico e qual é a importância dela no desempenho dessa tecnologia. Acompanhe!

Geração energética eficiente

O primeiro passo para saber se um sistema é eficiente consiste em analisar o desempenho dos módulos e compará-lo com a necessidade do usuário. Ele dá conta da demanda? Ter mais watts por metro quadrado significa ter mais potencial para produção de energia. Uma curiosidade: a eficiência do painel solar deve ser superior a 15%.

Outro ponto de atenção é o baixo coeficiente de temperatura. Se o indicador for alto, o sistema não funcionará bem em dias quentes. Isso porque, com a temperatura elevada das células fotovoltaicas, o painel reduz sua performance.

Você sabia que o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro (PBE) tem um método de avaliação da qualidade do painel solar? A classificação avalia a qualidade do sistema, considerando a eficiência, e categoriza a estrutura em letras — de A (melhor) a E. A certificação da Comissão Eletrotécnica Internacional IEC 61215, por sua vez, atesta o atendimento a 18 requisitos internacionais de durabilidade, desempenho e segurança do painel fotovoltaico. Portanto é importante ficar de olho nela.

A vida útil do painel também serve de indicador para avaliar a eficiência do sistema. Geralmente, os fabricantes oferecem uma garantia de, no mínimo, 25 anos. Fora isso, cabe avaliar a resistência do material às intempéries da natureza (radiação UVB e UVA, chuva e oxidação). Por fim, vale a pena observar a avaliação do material, o suporte oferecido pela empresa e as políticas de controle de qualidade praticadas.

Simule sua Economia

 

Importância

Quando a eficiência é comprovada, você pode ficar tranquilo em relação a ter feito um bom negócio e aproveitar todos os benefícios que a geração da energia solar oferece. Para começar, citamos a utilização de uma energia sustentável, que aproveita a fonte mais abundante, gratuita e eficiente disponível: o Sol.

Com isso, há bastante economia. Após o investimento inicial, você economizará bastante. Já pensou em relaxar com a temperatura agradável do ar-condicionado sem ter que pensar na conta de luz? Essa será uma realidade possível.

A facilidade e a agilidade na instalação também merecem destaque. O sistema aproveita estruturas existentes nos imóveis, requerendo, em alguns casos, apenas pequenas adaptações. Isso, somado a uma grande vida útil do material, deixa o cliente confortável.

Não será preciso se preocupar com ruídos e poluição. O recurso é totalmente silencioso e não produz poluentes nocivos à saúde ou ao meio ambiente. Além disso, o painel solar exige baixa manutenção, tanto preventiva quanto corretiva.

Agora que você já conhece a importância do sistema eficiente de energia solar, que tal contar com o seu próprio painel fotovoltaico? Na Anet Volt, a qualidade é garantida. Conheça nossos projetos!