Se você quer diminuir a sua conta de luz já deve ter percebido que a melhor forma de realizar tal feito é gerar a própria energia com um sistema fotovoltaico. Com redução de até 95% da conta de luz, essa solução é a mais vantajosa do mercado. Conta com retorno do investimento, rentabilidade acima de muitas aplicações e gera um impacto positivo no meio ambiente. Mas apesar dessa fonte de energia estar em ascensão, ainda há algumas informações equivocadas sobre o assunto. Conheça os mitos e verdades sobre a Energia Solar.

A placa solar produz energia sozinha

MITO. Apesar da placa solar ser a responsável pela geração da energia elétrica, para que essa energia possa ser consumida é preciso também de outros equipamentos. Isso porque a energia produzida nos painéis é em corrente contínua. Em contrapartida, a utilizada nos imóveis é em corrente alternada. Por isso, uma conversão é necessária e quem a faz é o inversor. Além desses, outros equipamentos presentes na maioria dos sistemas fotovoltaicos são: a string box (resumidamente, um dispositivo de proteção), disjuntores e caixas para ligação elétrica.

 O painel solar não funciona em dias nublados

MITO. O processo utiliza a luminosidade, portanto, mesmo em dias nublados, há geração de eletricidade. Ela é, porém, menor que a dos dias com bons índices de radiação. Isso geralmente é acompanhado de uma pergunta clássica: “Mas, então, eu não vou gerar toda a energia que preciso?” Talvez não. Mas o sistema, quando bem planejado, já leva em conta essas variações climáticas de cada região e você não ficará sem energia. Os dias de maior geração compensarão os dias de menor produção de energia. Isso é possível por meio da compensação de créditos junto à concessionária de eletricidade.

O sistema de energia fotovoltaica agrega valor ao imóvel

VERDADE. Pesquisas americanas apontam que, em média, imóveis com energia solar têm uma valorização média de até 6%. Em alguns casos, esse valor pode ser até maior que o custo inicialmente aplicado na compra dos equipamentos.

Você não fica sem energia no inverno

VERDADE. Um bom projeto de Energia Solar leva em conta diversos fatores, entre eles o índice de solarização de cada local e as variações anuais na geração de energia. Com isso, mesmo que durante o inverno haja uma geração menos potente, o usuário não fica sem energia. Nos períodos de maior geração produz o necessário para compensar possíveis baixas durante o ano.

O sistema de energia fotovoltaica é caro

MITO. O preço é relativo. Se analisado o quanto o sistema gera de economia, o custo inicial aplicado na compra dos equipamentos não é caro. Isso sem falar que a média da vida útil dos painéis fotovoltaicos pode ultrapassar os 25 anos. Isso significa que o preço, nesse caso, é na verdade um investimento. A rentabilidade que ele gera a longo prazo é maior que outras aplicações do mercado.

Além disso, há financiamentos em até 60 meses, com possibilidade de parcelas menores que o valor pago na conta de luz. Veja mais sobre os financiamentos de energia solar.

É possível zerar a conta de luz com um sistema On-grid.

MITO. Com um sistema on-grid a conta de luz não zera. Mas ela poderá ser reduzida para o mínimo. Esse mínimo varia de acordo com o tipo de ligação (mono, bi ou trifásico) e com a concessionária. É possível poupar até 95% do gasto com a conta de luz.

Somente nos sistemas Off-grids (com baterias) é possível ficar livre da companhia elétrica. Porém, esses modelos têm um custo-benefício menor e são indicados para os casos em que não há uma ligação com a concessionária.

A Energia solar é uma fonte totalmente limpa

VERDADE. Durante o seu processo de geração e consumo a Energia Solar não libera resíduos ou gases poluentes. Ela utiliza um recurso natural que está disponível independente do seu aproveitamento para a geração energética.

A chuva de granizo destrói as placas solares

Vídeo mostra teste de resistência da Placa Solar.

MITO. A placa solar certificada já passou por diversos testes, incluindo o de resistência e impacto. Isso inclui a resistência à chuva de granizo. Na composição das placas, as células de silício (principal componente da geração de energia) são protegidas por um vidro temperado, auxiliando na sua resistência. Alguns testes estão disponíveis em vídeos no YouTube. Quem ainda estiver na dúvida, é válido assistir.

É possível gerar créditos de energia

VERDADE. No sistema On-grid, toda energia gerada e não consumida no momento entra automaticamente na rede da concessionária e fica como crédito de energia. Esse crédito poderá ser utilizado nos momentos em que houver maior consumo e será abatido na fatura. É por isso que um sistema bem desenvolvido precisa de uma análise prévia que avalia as diferentes oscilações na geração e no consumo, durante todo o ano.

Os painéis fotovoltaicos exigem muita manutenção

MITO. A manutenção é simples. Envolve basicamente a limpeza das placas solares e a checagem dos equipamentos. A periodicidade varia de acordo com o local, mas a média é de uma vez a cada ano. Confira mais sobre a manutenção.

Outras dúvidas sobre Energia Solar

Depois de ver esses mitos e verdades sobre a energia solar, você deve ter entendido um pouco mais sobre as vantagens de produzir a própria energia. Mas há outros benefícios interessantes que pesam na escolha, tais como: economia, retorno do investimento, liberdade da conta de luz alta, garantia etc. Conheça mais sobre as vantagens da Energia Solar.

Outra dúvida recorrente é o preço da energia solar. Quanto custa uma placa solar? Como financiar um sistema fotovoltaico? De qual sistema preciso para diminuir a conta de luz para o mínimo? A melhor pessoa para responder essas perguntas é quem entende de consultoria no ramo. E nesse link é possível solicitar uma consultoria gratuita (clique aqui).

A energia solar no Brasil está em crescimento. Há hoje diversas formas de financiamentos, incentivos e tecnologias. Os números mostram que ela é o presente e que veio para ficar.

Simule sua Economia

 

Leia também…

Conheça 5 projetos de Energia Solar em Juiz de Fora.

Energia Solar para condomínios: sistemas mais eficientes.

Conta de luz aumenta, mas é possível economizar.

Minas Gerais lidera ranking de geração distribuída.